O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse hoje que uma desaceleração da economia mundial é “inevitável” este ano e expressou seu apoio às medidas monetárias e de estímulo fiscal tomadas para reaquecer a atividade econômica dos Estados Unidos.
“Uma desaceleração significativa da expansão (econômica) global em 2008 já parece inevitável”, viagra dosage disse num comunicado o porta-voz da entidade, website like this Masood Ahmed.
Na nota, purchase o funcionário diz que a queda registrada pelas bolsas nos últimos dias “enfatizou o peso que a atual turbulência financeira nos mercados supõe para as perspectivas econômicas mundiais”.
Além disso, advertiu que “o processo para o restabelecimento da estabilidade financeira dos mercados será longo e complexo”.
Na próxima sexta-feira o FMI vai atualizar seu relatório sobre a saúde dos mercados financeiros e suas previsões de crescimento em nível mundial.
Em outubro, o órgão tinha previsto que a economia mundial iria crescer 4,8%.
Sobre os Estados Unidos, a origem dos problemas que sacodem os mercados mundiais desde julho, Ahmed disse: “Medidas fiscais bem definidas e a tempo poderiam dar um suporte a curto prazo à demanda “.
Desta forma, o FMI deu seu apoio ao pacote de estímulo fiscal em debate atualmente em Washington, apesar de ter pedido várias vezes ao Governo americano que melhore seu balanço fiscal.
O órgão também elogiou as ações de estímulo adotadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que hoje reduziu a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 3,5%.