O grupo automobilístico Fiat apresentou hoje na cidade de Turim (norte) seu novo modelo 500, treatment inspirado no lendário automóvel que marcou a vida de uma geração de italianos, e que nesta oportunidade inclusive voou sobre o palco graças a uma reprodução perfeita do modelo original.
A Fiat escolheu o dia 4 de julho para o lançamento, de forma que coincidisse com os 50 anos exatos da apresentação de seu antecessor, conhecido popularmente na Itália como o “cinquino”.
No final de um grande espetáculo, um grupo de Fiats 500 brancos apareceram no palco, e um deles sobrevoou os outros.
O carro voador não era realmente um automóvel, mas uma reprodução perfeita do 500 que criou um efeito totalmente real.
Mais de 7 mil convidados de 63 países acompanharam o espetáculo, transmitido por uma emissora e dirigido por Marco Balichi, criador da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim.
O Fiat 500 pertence ao imaginário coletivo de várias gerações de italianos, como o Fusca permanece na lembrança dos brasileiros.
O lançamento foi precedido por uma campanha de publicidade que criou uma grande expectativa em todo o país diante da chegada do novo Fiat.
O presidente da Fiat, Luca Cordero di Montezemolo, afirmou que o “cinquino” foi “um sonho” que está “no DNA” da empresa e disse que espera que seu sucessor também “seja” isto.
A chegada do novo carro representa para a Fiat mais um degrau no reerguimento do grupo, que há poucos anos muitos considerava à beira do desaparecimento e que desde 2005 voltou ao ter lucro.
Os principais diretores da Fiat darão amanhã uma entrevista coletiva e depois viajarão para Roma, onde apresentarão o novo 500 para o presidente da República, Giorgio Napolitano.