Menu
Economia

FGV: confiança empresarial sobe 0,5 ponto em janeiro ante dezembro, para 92,5 pontos

O Índice de Situaçao Atual Empresarial (ISA-E) recuou 0,6 ponto, para 92,8 pontos. Houve queda de 0,8 ponto na satisfaçao com a situaçao atual dos negócios, para 91,3 pontos

Redação Jornal de Brasília

02/02/2026 8h53

natal deve impulsionar 3,8 mil contratações temporárias no comércio do df créditos vítor ventura (2) (1)

natal deve impulsionar 3,8 mil contratações temporárias no comércio do df créditos vítor ventura (2) (1)

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundaçao Getulio Vargas (Ibre/FGV) subiu 0,5 ponto em janeiro ante dezembro, o quinto mes seguido de avanços, para 92,5 pontos, na série com ajuste sazonal. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice teve alta de 0,5 ponto.

“A confiança empresarial mantém a trajetória de recuperaçao iniciada em setembro de 2025. Ainda que as avaliaçoes sobre a situaçao atual dos negócios continuem sinalizando níveis de atividade mais fracos que os do mesmo período do ano passado, observa-se uma melhora das expectativas, com destaque para as projeçoes de demanda nos próximos meses, com reflexos já perceptíveis nas intençoes de contrataçao ao longo do primeiro trimestre”, avaliou o pesquisador Aloisio Campelo Jr., do Ibre/FGV, em nota oficial.

O Índice de Situaçao Atual Empresarial (ISA-E) recuou 0,6 ponto, para 92,8 pontos. Houve queda de 0,8 ponto na satisfaçao com a situaçao atual dos negócios, para 91,3 pontos, além de reduçao de 0,3 ponto na avaliaçao do nível de demanda atual, para 94,4 pontos.

Já o Índice de Expectativas Empresariais (IE-E) avançou 1,7 ponto, para 92,3 pontos. Dentro do IE-E, foi registrado avanço de 2,8 pontos no otimismo com a demanda para os ares meses seguintes, para 92,7 pontos, e aumento de 0,5 ponto nas expectativas para os negócios em seis meses, para 92,0 pontos.

Todos os quatro grandes setores mostraram alta na confiança em janeiro: Comércio, aumento de 3,0 pontos; Indústria, 3,5 pontos; Construía, 2,8 pontos; e Serviços, 0,6 ponto. Em janeiro, 78% dos 49 segmentos pesquisados reportaram alta da confiança.

A coleta de dados para a ediçao de janeiro ocorreu entre 5 e 28 do mes.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligencia Artificial, revisado e editado pela Redaçao do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado