Menu
Economia

Estado de São Paulo puxa crescimento industrial em julho

Arquivo Geral

02/09/2010 11h16

A expansão de crescimento de 0,5% da indústria paulista foi a principal influência positiva para o crescimento de 0,4% da produção industrial nacional do mês de julho, na comparação com junho. O dado faz parte da Pesquisa Industrial Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Segundo o gerente de Análise e Estatísticas Derivadas do IBGE, André Macedo, em São Paulo houve aumento depois de dois meses com queda na produção industrial – de 1,2% em maio e 0,6% em junho. Ele explica que o comportamento dos setores industriais paulistas em julho foi parecido com aquele percebido no âmbito nacional.

 

“Os veículos automotores, outros equipamentos de transportes, outros produtos químicos, o setor farmacêutico e o de refino de petróleo são exemplos de atividades que impactaram no resultado do país, que também explicam crescimento da indústria do país”, disse. “E aqueles setores que pressionaram negativamente o resultado nacional também explicam um resultado mais moderado em São Paulo, uma vez que segmentos como máquinas e equipamentos, produtos de metal e edição e impressão são ramos industriais que têm uma presença relativa importante também na indústria paulista”, acrescentou.

 

A pesquisa aponta que o estado de Goiás teve o maior crescimento industrial entre as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, com uma alta de 10,3%, recuperando-se da queda de 10,7% de junho, já que o setor de alimentos voltou à sua produção normal em julho depois de reduzir o ritmo no mês anterior.

 

Já o Paraná e Santa Catarina representaram os principais impactos negativos para a indústria nacional, com uma queda de 2,9% na passagem de junho para julho. “O Paraná e Santa Catarina não só impactaram negativamente como tiveram a maior intensidade de queda, especialmente em função de eletrodomésticos de linha branca, que também, no resultado do país, mostram uma pressão negativa importante”, afirmou André Macedo.

 

De junho para julho, sete das 14 regiões pesquisadas apresentaram crescimento na produção: Goiás (10,3%), Bahia (3,6%), Rio Grande do Sul (3,3%), Região Nordeste (1,7%), Rio de Janeiro (1,1%), São Paulo (0,5%) e Minas Gerais (0,1%). Apesar disso, a expansão de julho é classificada como “moderada” pelo IBGE.

 

Na comparação de julho deste ano com o mesmo mês do ano passado, 13 das 14 regiões tiveram aumento da produção, com destaque para o Espírito Santo (24,7%) e o Paraná (18,1%). Santa Catarina foi a única região com queda na produção (-0,1%).

 

No acumulado do ano, todas as regiões tiveram aumento da produção, com destaque para o Espírito Santo (34,9%) e o Amazonas (26,4%). No acumulado dos 12 meses, o crescimento também foi generalizado, com destaque para esses mesmos estados, com altas de 21,1% e 14,2%, respectivamente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado