Menu
Economia

Emprego industrial fica estável em novembro, diz IBGE

Arquivo Geral

14/01/2014 9h25

O emprego na indústria manteve-se estável em novembro de 2013, na comparação com o mês anterior. Em outubro, havia sido observado aumento de 0,1%, o primeiro crescimento depois de cinco meses em queda. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários (Pimes) foram divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação de novembro de 2013 com o mesmo período do ano anterior, houve queda de 1,7% no emprego industrial. Foram observadas reduções nos contingentes de pessoal ocupado em 14 dos 18 setores pesquisados, com destaque para as indústrias de produtos de metal (-6,8%), calçados e couro (-6,2%), máquinas e equipamentos (-3,8%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-4,4%).

A queda atingiu 12 dos 14 locais pesquisados. Os principais impactos negativos foram observados em São Paulo (-2,3%), na Região Nordeste (-4,1%), no Rio Grande do Sul (-2,4%), na Bahia (-5,5%), em Minas Gerais (-1,3%) e Pernambuco (-4,2%).

No acumulado do ano e em 12 meses, houve queda de 1,1%, segundo o IBGE. O número de horas pagas caiu em todos os tipos de comparação: novembro em relação a outubro (-0,4%), novembro de 2013 na comparação com novembro de 2012 (-2,2%), acumulados do ano e em 12 meses (-1,2%).

A folha de pagamento real cresceu 2,6% entre outubro e novembro, 1,7% no acumulado do ano e 2,4% no acumulado de 12 meses. Houve queda na folha de pagamento de 3,7% na comparação de novembro de 2013 com o mesmo período do ano anterior.

    Você também pode gostar

    Emprego industrial fica estável em novembro, diz IBGE

    Arquivo Geral

    11/01/2013 9h22

    O emprego na indústria ficou estável (0,0%) na passagem de outubro para novembro de 2012, na série livre de influências sazonais, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com igual mês de 2011, o emprego industrial caiu 1,0% em novembro do ano passado.

    No acumulado de janeiro a novembro, os postos de trabalho no setor diminuíram 1,4%. Em 12 meses, a queda acumulada foi de 1,3%.

    Em novembro, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria recuou 0,2% em relação a outubro. Na comparação com igual mês de 2011, o número caiu 0,9%, a décima quinta taxa negativa consecutiva, embora a queda tenha sido a menos intensa desde fevereiro, quando houve baixa de 0,8%.

    De acordo com o IBGE, foi registrada redução em nove dos 14 locais pesquisados, assim como em nove dos 18 ramos investigados. De janeiro a novembro de 2012, o número de horas pagas caiu 1,9%, e, em 12 meses, houve diminuição também de 1,9%.

      Você também pode gostar

      Assine nossa newsletter e
      mantenha-se bem informado