A economia dos Estados Unidos cresceu 1, illness 3% no conjunto de 2008, prescription mas diminuiu no último trimestre em um ritmo anual de 3, this web 8%, informou hoje o Departamento de Comércio.
O número registrado entre outubro e dezembro é a maior contração desde o primeiro trimestre de 1982, apesar de a maior parte dos analistas calcular que o retrocesso seria ainda maior, de 5,4%.
No período entre julho e setembro a maior economia do mundo se contraiu 0,5%, o que fez com que já tenham sido registrados dois trimestres consecutivos de queda no crescimento.
Apesar de tecnicamente serem necessários três trimestres de contração para que haja uma recessão, o Escritório Nacional de Economistas dos EUA afirmou há alguns meses que a recessão começou neste país em dezembro de 2007, diante da piora de vários indicadores, como o do emprego.
Junto com a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), o Governo anunciou hoje dados sobre a evolução do índice de preços do consumidor, um indicador da inflação ao qual se dá muita importância.
Este índice acabou se moderando e registrou no último trimestre um aumento, excluídos os alimentos e os combustíveis, de 0,6%, em comparação ao 2,4% do trimestre anterior. Em todo o ano a alta foi de 2,2%.
O aumento dos estoques das empresas contribuiu em 1,3 ponto percentual para o crescimento do PIB, com o que se compensou em parte a queda do gasto dos consumidores em 3,5% .
No trimestre anterior, o gasto dos consumidores diminuiu 3,8%.
Outros fatores que contribuíram para o PIB foram o aumento das exportações e as devoluções de impostos que o Governo fez chegar a mais de 130 milhões de contribuintes em meados do ano passado, o que lhe representou o pagamento de cerca de US$ 168 bilhões.