Menu
Economia

Demanda do consumidor por crédito cai 1,5% em outubro, diz Boa Vista SCPC

Agência Estado

22/11/2016 14h52

Atualizada

A demanda do consumidor por crédito registrou queda de 1,5% na passagem de setembro para outubro, descontados os efeitos sazonais, mostrou pesquisa da Boa Vista SCPC divulgada nesta terça-feira, 22. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, também houve recuo, de 13,3%, e, na variação acumulada em 12 meses terminados em outubro, a retração somou 8,1%. Já no acumulado deste ano, a queda foi de 9,3%.

De acordo com a Boa Vista, o segmento não-financeiro apresentou recuo mais intenso na margem com ajustes sazonais, de 2,3%, e, nas instituições financeiras, a queda foi de 0,3% na mesma base de comparação.

A Boa Vista SCPC ressaltou, em nota, que o cenário predominante ainda é de muita incerteza para o consumidor, apesar de alguma melhoria de expectativas para a economia. Dessa forma, a instituição espera que a demanda por crédito do consumidor continue em terreno negativo no curto prazo e só apresente dados positivos na série em 12 meses a partir do segundo semestre de 2017.

“Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado, que gera como consequência um consumidor bastante cauteloso”, afirmou a Boa Vista SCPC.

O indicador de demanda do consumidor por crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado