Menu
Economia

Correção: Boa Vista: inadimplência cai 5% em setembro

Arquivo Geral

13/10/2011 20h37

A nota enviada anteriormente contém incorreções. O indicador de inadimplência não é da ACSP e sim da Boa Vista Serviços. Da mesma forma que a Boa Vista Serviços não é controlada apenas pela ACSP. Ela é resultado da união da ACSP, do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, da Equifax Inc., do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. Seguem o texto corrigido e também o título.

O número de novos registros de inadimplência no País caiu 5,1% em setembro deste ano em relação ao mês de agosto, de acordo com pesquisa divulgada hoje pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Segundo a Boa Vista, é a primeira queda desde abril último. Na comparação entre setembro de 2011 e igual mês de 2010, o aumento é de 18,2%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2011, a alta é de 22,7% ante o mesmo período do ano passado na série com ajuste sazonal. Em agosto ante julho, a inadimplência havia crescido 4,1%.

Os dados de setembro mostram que a Região Centro-Oeste é a que acumula maior alta no total de novos registros de devedores, 24,8%, seguida de perto por Sudeste (23,1%), Sul (22,8%), Norte (21,2%) e Nordeste (20,8%). Nos números relativos exclusivamente ao comércio varejista, a pesquisa aponta elevação de 24,6% no acumulado de 2011 em comparação aos nove primeiros meses de 2010.

Segundo a Boa Vista, o recuo verificado em setembro teve influência da redução das concessões de crédito e da atividade econômica brasileira. “Os efeitos do início das quedas nas taxas de juros da economia ainda estão ofuscados pela maior instabilidade do cenário econômico, que continua apresentado sinais de incerteza. A manutenção nos níveis de emprego e renda, no entanto, continuam proporcionando um ambiente favorável para o consumo e contribuem para certa estabilidade nas taxas de crescimento dos registros de inadimplentes”, afirma a empresa, em comunicado.

O levantamento da Boa Vista revela ainda que o total de consumidores que deixaram a lista de inadimplentes em setembro caiu 5,2% sobre agosto, mas na comparação com setembro do ano passado a variação foi positiva em 10,3%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2011, houve aumento de 16,3% na recuperação do crédito. Por região, a maior variação nos nove primeiros meses de 2011 ante o mesmo período de 2010 é do Sul, que acumula alta de 19,7% no número de pessoas que deixaram a condição de inadimplência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado