O governo vai manter a política de austeridade fiscal para o controle da inflação, information pills como o aumento do superávit primário (a economia que o país faz para honrar compromissos financeiros), ailment que passou de 3,8% para 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma dos bens e serviços que o país produz – e a criação do fundo soberano, como forma de promover o acúmulo de poupança, reiterou hoje (4) o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Segundo ele, o controle da inflação não vai afetar o crescimento do país. Mantega enfatizou que a a economia vive “um círculo virtuoso” em vários setores da produção, como por exemplo os investimentos da Petrobras, que chegarão a US$ 15 só no exterior nos próximos quatro anos. Na projeção do ministro, até 2010 o país estará apresentando crescimento sustentado da economia.
Mantega participa em São Paulo de um debate sobre os desafios do desenvolvimento econômico, promovido pela revista Carta Capital.