Menu
Economia

Consignado privado é oceano azul para o BB, diz CEO

O plano do governo Lula é iniciar a nova operação do consignado pelo eSocial, em março. A iniciativa é uma das medidas para impulsionar o crédito e o consumo em um cenário de juros e dólar altos e de queda da popularidade do presidente

Redação Jornal de Brasília

20/02/2025 14h25

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

JÚLIA MOURA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Banco do Brasil espera ter um desempenho expressivo na nova modalidade de crédito que está sendo construída pelo governo federal, o novo crédito consignado privado.

“O consignado privado para o Banco do Brasil é um oceano azul. Temos experiência com o consignado INSS e vamos usá-la para buscar a liderança de mercado também nessa nova modalidade”, afirmou Tarciana Medeiros, presidente da estatal, em entrevista sobre o balanço do banco de 2024, nesta quinta-feira (20).

O plano do governo Lula é iniciar a nova operação do consignado pelo eSocial, em março. A iniciativa é uma das medidas para impulsionar o crédito e o consumo em um cenário de juros e dólar altos e de queda da popularidade do presidente.

“Essa nova linha vai ser revolucionária. Vou dar crédito a que uma pessoa que só tinha acesso ao crédito pessoal, com juros de 8% ao mês. Agora, elas vão poder tomar crédito a uma taxa de juros muito mais atrativa. Vamos ter muitos brasileiros com ganho real de renda”, diz Tarciana.

Com acesso a informações trabalhistas e previdenciárias dos clientes pelo eSocial, os bancos poderão fazer uma modelagem de crédito mais assertiva para cada pessoa, considerando quantos anos está neste trabalho e se há uma alta rotatividade na empresa.

“Temos trabalhado muito forte já na prospecção de público, de entender para quem iremos distribuir. Espero que o presidente [Lula] fique muito feliz com o desempenho dessa nova linha”, afirmou a CEO do BB.

O banco participou ativamente do desenho desta nova linha, em reuniões com o governo e com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O Banco do Brasil é líder na concessão do consignado privado, que representa 41,3% de sua carteira voltada a pessoas físicas, com um crescimento foi de 9,8% em 2024, para R$ 138,7 bilhões.

Segundo a executiva, essa modalidade será uma das principais impulsionadoras do crescimento de 7% a 11% previsto pelo banco para a carteira de pessoas físicas.

RAIO-X | BANCO DO BRASIL EM 2024

Fundação: 1808
Lucro em 2024: R$ 38 bilhões
Agências: 3.997
Funcionários: 86.574
Principais concorrentes: Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado