Menu
Economia

Confiança do empresário cai pelo segundo mês consecutivo em novembro, diz CNI

Agência Estado

18/11/2016 15h04

Atualizada

Depois de subir por cinco meses, a confiança do empresário industrial voltou a cair pelo segundo mês consecutivo em novembro. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu para 51,7 pontos em novembro, recuo de 0,6 ponto em relação a outubro. Números acima de 50 representam confiança.

Nos últimos dois meses, o Icei caiu 2 pontos. “Apesar dos resultados dos últimos dois meses, o índice registra expressiva variação frente a novembro do ano passado: crescimento de 15,3 pontos”, afirma a pesquisa.

Os empresários estão menos otimistas em relação aos próximos seis meses. O índice que mede as expectativas para o período registrou queda de 1 ponto, para 55,8 pontos. Já o indicador de confiança nas condições atuais das empresas e da economia ficou em 43,8 – números abaixo de 50 pontos indicam pessimismo dos empresários – registrando aumento de 0,5 ponto.

Na análise por porte, o Icei já está abaixo dos 50 pontos para as pequenas empresas, ficando em 48,7 pontos, o que indica falta de confiança do empresário. O indicador ficou em 51 para as médias empresas e em 53,5 pontos para as grandes.

A pesquisa ouviu 2.951 empresas em todo o país entre 1º e 11 de novembro.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado