Menu
Economia

Concessão de rotas em MG acelera logística e produção de cachaça

Investimentos de R$ 13,16 bilhões na BR-116/251/MG beneficiarão Salinas, capital nacional da cachaça, e impulsionarão exportações.

Redação Jornal de Brasília

31/03/2026 10h08

51c61528 d77c 449f b96a e1cf459e880c

Foto:leoti/MT

A concessão das Rotas Gerais (BR-116/251/MG), promovida pelo Ministério dos Transportes nesta terça-feira (31), prevê investimentos de R$ 13,16 bilhões para melhorar a infraestrutura viária e facilitar o escoamento da produção de cachaça em Minas Gerais.

A iniciativa beneficiará especialmente Salinas, conhecida como capital nacional da cachaça, onde o clima, luminosidade e solo favoráveis à cana-de-açúcar permitem a produção de bebidas de alta qualidade, premiadas e reconhecidas internacionalmente. Para os moradores, como o estudante Matheus Madureira e a colega Aline Limma, a cachaça representa não apenas a economia local, mas também um símbolo de união e identidade cultural.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil registrou 1.266 estabelecimentos produtores de cachaça em 2024, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, com Minas Gerais liderando com 501 unidades, equivalentes a 39,6% do total nacional.

Uma das beneficiadas será a empresa Seleta, que produz em média 2 milhões de litros por ano e escoa 100% da produção pela BR-251. O diretor-executivo Gilberto Luiz espera um crescimento de pelo menos 5% nas operações em 2026, com as melhorias na estrada alavancando faturamento em lojas online e distribuição fracionada. A Seleta distribui nacionalmente e exporta para Estados Unidos, Portugal, Japão e Austrália, além de embarques pontuais para Alemanha, Espanha e Nova Zelândia.

Os motoristas de cargas, como Thiago Aquino e Carlos Roberto, que trafegam pelas BR-116/MG e BR-251/MG, relatam desgaste veicular, atrasos e riscos à segurança devido à infraestrutura precária. O projeto de concessão inclui duplicações, faixas adicionais, vias marginais, contornos, passarelas de pedestres e dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs), o que deve melhorar as condições de trabalho e a segurança nas estradas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado