Menu
Economia

Complexo Eólico Serra do Tigre expande geração de energia limpa no Nordeste

A usina Ventos de São Rafael 10 iniciou operação comercial, elevando a capacidade instalada do complexo para 684 MW.

Redação Jornal de Brasília

01/04/2026 16h18

e314db12 8143 4d59 89e4 11d5886ada5f

– Foto: Rapeel/ANEEL

A matriz energética brasileira avançou na transição para fontes renováveis com a entrada em operação comercial da usina Ventos de São Rafael 10, parte do Complexo Eólico Serra do Tigre, localizado entre os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

O empreendimento, integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), demandou investimento de R$ 2,8 bilhões e agora conta com 10 de suas 11 usinas em funcionamento. Composto por 152 unidades geradoras, o complexo atinge uma capacidade instalada de mais de 684 megawatts (MW), suficiente para suprir o consumo anual de energia de mais de 1 milhão de residências.

Desde o início de sua implantação em fevereiro de 2025, o projeto tem impulsionado o desenvolvimento econômico e social na região, gerando a necessidade de mais de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A usina se conecta ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da Subestação Santa Luzia II, utilizando um sistema de interesse restrito compartilhado com os demais parques eólicos do complexo.

A expectativa é que, até dezembro de 2027, a usina Ventos de São Rafael 11 entre em operação comercial, completando o ciclo do Complexo Eólico Serra do Tigre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado