Menu
Economia

China prorroga suspensão de tarifa adicional de 24% sobre produtos importados dos EUA

A declaração indica que a suspensão segue “o consenso alcançado nas consultas econômicas e comerciais entre a China e os Estados Unidos”

Redação Jornal de Brasília

05/11/2025 6h19

skorea us china diplomacy

Foto por ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

A China anunciou nesta quarta-feira, 5, que vai prorrogar por mais um ano a suspensão da tarifa adicional de 24% imposta sobre produtos importados dos Estados Unidos, mantendo a tarifa geral de 10%.

Uma declaração publicada no site do Ministério das Finanças, citando o Conselho de Estado em Pequim, afirma que “a tarifa de 24% sobre produtos dos EUA permanecerá suspensa por mais um ano, e uma tarifa de 10% será mantida”.

A declaração indica que a suspensão segue “o consenso alcançado nas consultas econômicas e comerciais entre a China e os Estados Unidos” e entrará em vigor em 10 de novembro.

Os presidentes Xi Jinping e Donald Trump se reuniram na última semana na Coreia do Sul e prorrogaram a frágil trégua comercial por mais um ano, após várias rodadas de negociações.

Na terça, 4, Trump formalizou um acordo pelo qual Washington deve reduzir tarifas adicionais sobre as importações chinesas de 20% para 10%, também com vigência a partir de 10 de novembro.

Em um comunicado separado, a China anunciou, no mesmo dia, que havia suspendido as tarifas de até 15% sobre a soja e outros produtos agrícolas americanos.

As tensões entre as duas maiores economias do mundo aumentaram este ano, à medida que Washington e Pequim impuseram tarifas cada vez mais altas uma à outra.

Em determinado momento, as tarifas de ambos os lados chegaram a três dígitos, perturbando os mercados e paralisando as cadeias de suprimentos. /AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado