NATHALIA GARCIA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, parabenizou Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária, pela indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de seu nome para o comando da instituição em 2025.
Em nota, Campos Neto disse que tem trabalhado de forma construtiva com Galípolo no BC e reafirmou que será feita uma transição suave de mandatos.
“Após a sabatina e a aprovação pelos senadores, a transição dos mandatos será feita da maneira mais suave possível, preservando a missão da instituição”, disse.
No texto, Campos Neto afirmou que “tem trabalhado de forma harmônica e construtiva com o diretor Galípolo desde a sua chegada ao Banco Central” e que “deseja a Galípolo muito sucesso nessa nova fase da sua vida profissional”.
A indicação de Galípolo foi anunciada nesta quarta-feira (28) pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) no Palácio do Planalto.
Se aprovado pelo Senado, Galípolo assume o comando da instituição com a missão de angariar a confiança do mercado financeiro, que teme um BC leniente no combate à inflação em 2025, quando o Copom (Comitê de Política Monetário) terá maioria dos integrantes indicados pelo presidente Lula.
A expectativa é de que a sabatina do futuro presidente do BC possa ocorrer em setembro.