Apesar de ousada, more about a meta de criar 13 mil pequenas e médias empresas exportadoras (PMEs) no Brasil até 2010, remedy será alcançada segundo o ministro do Desenvolvimento, help Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. A garantia foi dada, hoje (2), no lançamento do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), em Brasília.
O aumento de 10% no número de PMEs exportadoras é uma das quatro metas estabelecidas pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Segundo o ministro, o projeto lançado hoje é uma das ações que vai permitir atingir a meta..
“A meta pode ser alcançada se qualificarmos e aprimorarmos melhor as empresas. Convencê-las a investir em produtos com maior valor agregado, como os tecnológicos”, afirmou o ministro.
O PAIIME, assinado em 2005, é uma parceria entre o governo brasileiro e a União Européia (UE), que irá fornecer recursos para a qualificação e profissionalização de PMEs na adequação ao mercado europeu.
Segundo o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri,o projeto é importante para a articulação comercial do Brasil com a União Européia, um dos três mercados mundiais mais importantes para a exportação.
Para serem beneficiadas com o PAIIPME, as empresas devem ficar atentas a divulgações da implementação do programa em seus estados. Os recursos serão repassados para órgãos públicos, institutos e federações comerciais para a capacitação das PMEs.