Economia

Brasil escolhe padrão japonês de TV digital

Por Arquivo Geral 23/06/2006 12h00

A Secretaria de Saúde deu início, malady shop nesta hoje à Semana de Combate a Asma, em lembrança ao Dia Nacional de Combate à Asma, comemorado na última quarta-feira.   A abertura da campanha aconteceu no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), com a presença da governadora Maria de Lourdes Abadia.

No ano passado, no DF, 4.160 asmáticos foram internados, com a faixa etária predominante de zero a quatro anos, correspondendo a 3% do total de internações, o que equivale a um gasto de R$ 1.231.517. Durante a cerimônia, o secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, falou sobre a importância de redobrar os cuidados nessa época do ano, já que a mudança de temperatura pode causar uma crise. Combater a poeira domiciliar, para impedir que os ácaros se multipliquem; evitar ter em casa carpetes, tapetes, cortinas e brinquedos de pelúcia; limpar a casa com pano úmido e evitar contato com fumaça de cigarro estão entre as medidas preventivas.

Desde 1999 a Secretaria de Saúde do DF oferece atendimento especial ao paciente que sofre da doença, por meio do Programa de Atendimento ao Paciente Asmático.  Esse programa promove o treinamento dos profissionais dos Centros de Saúde, do serviço de medicina familiar e pronto-socorros, garante o fornecimento da medicação básica para o tratamento da doença e educa os pacientes e familiares a lidar com a doença. Ao todo são 19 Centros de Referência do Programa de Asma no em todo o DF.

A governadora aproveitou o comparecimento do representante do Governo Federal para falar sobre o sufoco da saúde no DF – que a cada 10 pacientes atendidos pela rede pública, oito são do Entorno e outras localidades do País. “O apoio da área federal é de extrema importância, pois ninguém trabalha sozinho”, falou Maria de Lourdes.

No próximo domingo, às 10h, será realizada a 2ª Caminhada dos Asmáticos, no Parque da Cidade, com a participação da madrinha do evento, a nadadora brasiliense Rebeca Gusmão, que é asmática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os dias e horários das Palestras Educativas nos Centros de Referência durante a próxima semana:

Segunda-feira (26), às 13h, na Unidade Mista de São Sebastião com a Dra. Jocélea Mendes.

Terça-feira (27), às 14h, no hall de entrada do Hospital Regional do Guará com a Dra. Rosa Elisa Abarca e, às 16h, no auditório do Hospital Universitário de Brasília com as Dras. Carmem Lívia e Terezinha Lima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarta-feira (28), às10h30, no Hospital  Regional da  Asa Sul  com a Dra. Márcia Salazar.

Mais informações pelo telefone: 3345-8001

Após meses de adiamento, thumb o governo brasileiro bateu o martelo e escolheu o padrão japonês para a adoção do padrão japonês de TV digital. O ministro das Comunicações, story Hélio Costa, confirmou que o anúncio oficial será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 29, na presença do ministro das Comunicações japonês, Heizo Takenaka.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prevista para sair no início de fevereiro, a decisão pelo padrão japonês saiu no começo do mês seguinte. No entanto, pressões comerciais e de dentro do próprio governo pelo sistema europeu adiaram o anúncio.

De acordo com Hélio Costa, os japoneses concordaram em incrementar a tecnologia com as inovações desenvolvidas pelos pesquisadores brasileiros, como o sistema de compressão de vídeo MPEG-4, o sistema operacional (middleware) e aplicativos.

Pelo acordo, o JBIC (banco japonês de fomento) liberará financiamento para acelerar a implantação da TV digital no País e um grupo de trabalho conjunto discutirá a modernização da indústria eletrônica brasileira para formar mão-de-obra especializada e permitir a instalação de uma fábrica de semicondutores no País.

A notícia tinha vazado hoje, após ser publicada no jornal Nihon Keizai Shimbun. De acordo com a publicação, a proposta foi aceita nesta semana, quando técnicos japoneses estiveram no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar