Menu
Economia

BNDES deve vender participações para capitalizar ‘Fundo Brasil’, diz Guedes

Guedes sugeriu, em discurso, que metade dos recursos levantados serão utilizados para abatimento de dívida pública

Redação Jornal de Brasília

14/09/2022 16h01

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que o governo vai pedir que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social venda mais participações acionárias mantidas pelo seu braço de investimentos, o BNDESPar, para capitalizar o “Fundo Brasil” e viabilizar mais políticas de distribuição direta de renda, como o Auxílio Brasil.

“Vamos reforçar objetivo (de distribuir renda direta) com o Fundo Brasil. Vamos transferir propriedades. O presidente deu mais de 350 mil títulos de propriedade”, disse Guedes.

As afirmações foram feitas durante premiação da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), nesta quarta-feira, 14, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro. Guedes recebeu o prêmio de Personalidade do Ano do Comércio Exterior.

O ministro sugeriu, em discurso, que metade dos recursos levantados serão utilizados para abatimento de dívida pública, enquanto 25% será usado para resgatar investimentos públicos e os 25% restantes devem ser usados para o combate à pobreza.

Para pagar a conta dos programas de assistência e do Fundo Brasil, Paulo Guedes disse que o governo planeja acelerar privatizações, a fim de “devolver recursos à população”. “Governos passados dizem que estatais são patrimônio do povo. Não vamos desviar recursos da estatais, vamos devolver recursos que são do povo ao povo com a venda das estatais”, afirmou.

Guedes também reiterou que o governo tenta “despedalar” o BNDES, com a devolução de cerca de R$ 90 bilhões restantes referentes a empréstimos do Tesouro ao Banco entre 2009 e 2014. Ele já havia feito afirmações nesse sentido durante almoço com empresários pela manhã na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado