Menu
Economia

BC não fecha portas para corte de juros, mas sem decisão tomada, diz Galípolo

Presidente do Banco Central diz que decisão sobre juros dependerá da análise de dados até a próxima reunião

Redação Jornal de Brasília

18/12/2025 13h44

banco central b

Foto: Shutterstock

FÁBIO PUPO
FOLHAPRESS

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (18) que a autoridade monetária não tomou uma decisão sobre um possível corte de juros na próxima reunião sobre o tema.

Para ele, no entanto, as portas não estão fechadas para nenhuma decisão, e a escolha vai depender da análise de dados.

“Não há portas fechadas nem setas dadas. Isso que eu queria expressar com minha comunicação”, afirmou. “Entre sinalizar antes o que vamos fazer e usar o período até a reunião para reunir os dados e lá tomar a decisão, é preferível a segunda [opção]. Eu prefiro aguardar e reunir dados até lá”, disse.

“A gente está confessando que não tem decisão tomada nem pra próxima reunião. A gente vai continuar e nossa postura é que estamos reunindo dados e estamos tomando decisões a partir de cada uma das reuniões”, afirmou.

Galípolo complementou que todo o processo de decisão do BC hoje é descompassado do ciclo eleitoral.

“Todo o processo de autonomia do BC é para ter um processo descasado [do ciclo eleitoral]. Então nosso horizonte perpassa o processo eleitoral, que só entra na nossa equação quando altera fundamentos que alteram variáveis-chave pra gente que é a meta de inflação”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado