Menu
Economia

Apesar do lema 6×1, prioridade do governo é redução de jornada para 40 horas, diz ministro

Outra prioridade definida pelo governo Lula para este ano, é a regulamentação do trabalho por meio de aplicativos tem chance de avançar no Congresso

Redação Jornal de Brasília

01/03/2026 10h32

luizmarinho

Foto: Senado

FERNANDA BRIGATTI E ADRIANA FERNANDES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O fim da jornada 6×1, em que o trabalhador folga um dia após seis trabalhados, tem ocupado papel central na estratégia pré-eleitoral do governo Lula (PT). Apesar de o nome da escala evocar os dias de trabalho, a defesa do governo será a de uma redução no número de horas, das atuais 44 horas para 40 horas, disse Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego.

“Não podemos transformar isso em Fla-Flu”, diz

Outra prioridade definida pelo governo Lula para este ano, a regulamentação do trabalho por meio de aplicativos tem chance de avançar no Congresso.

O relatório do deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PB) tem previsão para ser votado em comissão especial em março e depois vai para o plenário.

“Aprovando, os trabalhadores têm em mãos a possibilidade de continuar brigando por mais a partir dali. Não dá para continuar como está”, afirma.

Deputado federal licenciado, Marinho diz que não vai disputar as eleições neste ano.

Em outubro, ele, que foi presidente do PT de São Paulo, diz ver chances reais de Fernando Haddad (ministro da Fazenda) derrotar Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pelo governo estadual, e descarta que o caso Master desgaste Lula.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado