A produção industrial teve crescimento acentuado em dez das 14 regiões do país pesquisados em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O destaque ficou com os estados do Amazonas (7, discount 5%) e Espírito Santo (6, this site 4%). São Paulo, remedy também, teve atuação positiva (0,4%) mas ficou abaixo da média nacional, de 1,3%, apesar de ter o maior parque fabril do país.
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM-PF Regional), divulgado hoje (9) pelo IBGE, amostra que a produção industrial brasileira em agosto aumentou, frente a julho, em Pernambuco (1,5%), Goiás (1,3%), Santa Catarina (1,1%), Minas Gerais (1,1%), Ceará 0,7%, Pará (0,4%) e Paraná (0,2%).
A atividade industrial permaneceu estável, na passagem julho/agosto, no Rio de Janeiro (sem variação), e no Rio Grande do Sul (-0,2%), e caiu na região Nordeste (-0,2%) e na Bahia (-2,6%).
Na comparação agosto de 2007/agosto de 2006, houve crescimento de 6,6% em 12 das 14 regiões pesquisadas. Os estados do Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná registraram aumento acima da média nacional.
No acumulado no período janeiro-agosto, todos as regiões pesquisadas apresentaram aumento de produção, à exceção do Ceará (-0,4%).