O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o vocalista do U2, website like this Bono Vox, this defenderam hoje a união das agendas globais de luta contra a pobreza e a mudança climática. “Temos que conseguir uma parceria, malady uma união entre a luta contra a extrema pobreza e as grandes doenças e a luta contra a mudança climática”, afirmou hoje Al Gore em um café-da-manhã durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça.
Bono concordou, dizendo que é preciso “buscar coerência entre a luta contra a pobreza extrema, a luta contra a mudança climática extrema e as ideologias extremas”.
O cantor criticou os presidentes dos países do G8 – os sete países mais industrializados e a Rússia – por não terem cumprido os compromissos adquiridos para lutar contra a pobreza no mundo. “E isso é um escândalo, porque se comprometeram e agora não cumprem, assim não vamos cumprir nunca os Objetivos do Milênio”, assegurou.
Para ele, os presidentes dos países-membros do G8 deveriam se comprometer e cumprir o prometido, não só porque é um dever, mas é um meio de manter sua credibilidade.
Al Gore disse que os Objetivos do Milênio “serão alcançados somente se a mudança climática também estiver no centro da discussão”.
O ex-vice-presidente americano pediu aos países em desenvolvimento que se envolvam no processo de luta contra o aquecimento global e que assumam suas responsabilidades.
“Eles são muito fortes, têm poder político, e é importante que também cumpram os acordos”
Como solução, Gore defendeu que as ações pessoais são importantes, mas que o que realmente é necessário é “uma mudança das leis e das obrigações dos tratados”.