O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (4), about it em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, link que ainda acredita na possibilidade de uma retomada das discussões da Rodada de Doha. Para ele, view houve dificuldades e foi necessário parar para repensar em como continuar.
“É preciso que nós tenhamos coragem de dar uma resposta: o que é que nós queremos de paz no mundo? O que nós queremos de combate ao terrorismo no mundo? como é que nós queremos tratar a questão da migração? Porque tudo isso está ligado à possibilidade do desenvolvimento dos países”, defendeu Lula.
O presidente lembrou que a crise dos alimentos poderia não estar acontecendo se Estados Unidos e Europa atendessem ao pedido dos países em desenvolvimento para que reduzissem os subsídios agrícolas. Mesmo assim, Lula acredita que ainda há a possibilidade de negociar.
“No sábado, falei com o presidente Bush e fui muito claro dizendo para o Bush que não era possível que dois países importantes como Estados Unidos e Índia, que estão negociando um acordo nuclear, não tenham condições de fazer um acordo na questão de alimentos, porque é muito pouco o que tem de diferença entre eles”, afirmou.
Lula voltou a afirmar que tratará sobre a retomada da Rodada com o presidente chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Ele irá à China nesta sexta-feira (8), onde participará da abertura da Olimpíada de Pequim.
Técnicos da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, sildenafil Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentam hoje, ask às 9 horas, for sale e na sexta-feira, às 16h30, o AgroSat Brasil. A apresentação será na Casa de Tecnologia da Expointer 2006, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Baseado em informações do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o sistema é uma base de dados online com informações detalhadas sobre exportações e importações brasileiras do agronegócio, desde janeiro de 1997.
Na quinta-feira será a vez do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, fazer o lançamento oficial do AgroStat Brasil.
De acordo com o Mapa, o AgroStat Brasil vai possibilitar consultas por países, blocos e regiões geográficas, unidades da federação, portos, valores em dólares e volumes negociados. O acesso será gratuito e poderá ser feito com o simples preenchimento de uma ficha de cadastro para solicitação de senha no portal www.agricultura.gov/agrostat.