A secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), advice Lytha Spíndola, rx pediu hoje (26) o apoio do empresariado para divulgar a importação em reais entre o Brasil e a Argentina. Ela participou da reunião do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), check na capital fluminense.
“Ainda é pequeno o número de empresas que tem conhecimento da existência dessa possibilidade”, disse Lytha.
O Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML), que elimina o dólar das transações comerciais entre Brasil e Argentina, foi criado no ano passado. Com ele, as empresas podem fazer operações de compra e venda em real e peso.
Segundo Lytha, apesar de o número de empresas que recorre ao SML ser crescente, há ainda um grande potencial de expansão para a utilização do mecanismo.
“Uma característica que nos chama a atenção é que aquelas empresas que usaram uma vez [o sistema] estão repetidamente usando. Muitas outras não utilizam essa ferramenta por desconhecimento”, avaliou a secretária-executiva.
De acordo com ela, o governo brasileiro está estudando ampliar essa facilidade para outros mercados da América do Sul, mas isso requer adequação dos bancos centrais dos demais países.