Menu
Brasil

Dia do doador de sangue: Hemocentro registra baixa de estoque

Em Brasília, a doação de sangue ocorre no Hemocentro de Brasília, na Asa Norte; confira procedimentos se você tomou vacina contra covid

Redação Jornal de Brasília

14/06/2021 14h06

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Maria Luiza Castro e Fernanda Bittar (Agência UniCEUB / Jornal de Brasília)

O Hemocentro de Brasília ligou o sinal de alerta para uma baixa nas doações de sangue em 2021, que se mostrou mais preocupante do que no ano passado, primeiro ano da pandemia de covid-19. Segundo o chefe da Divisão Técnica da fundação, Alexandre Nonino, o Hemocentro tem enfrentado períodos de diminuição mais significativa, com fluxo às vezes de 20% ou 30% menor de doações.  Houve um nível mais baixo de sangue “O positivo” e “O negativo” no Distrito Federal.

“Embora exista maior destaque para O negativo, que pode ser transfundido em pacientes de qualquer grupo sanguíneo, não existe tipo sanguíneo ‘mais procurado’ ou ‘mais importante’, pois todos eles são relevantes e necessários para cada paciente”, explica Nonino. O responsável técnico afirma que existiu um registro de uma queda de 7% de doações de sangue na comparação entre 2019 e 2020.

Quando pessoas vacinadas podem doar?

Nonino explica que as pessoas que desejam doar sangue e já foram infectadas pela  doença devem aguardar 30 dias após a cura e a ausência de sequelas. Para as pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, devem aguardar 14 dias desde o último contato. 

Aos que já foram vacinados, é preciso aguardar entre dois e 30 dias para doar. Especificamente sobre as vacinas contra covid-19, pessoas imunizadas com a CoronaVac devem aguardar dois dias para se candidatar à doação, enquanto aqueles que foram imunizados com a Oxford/ AstraZeneca ou com Pfizer/BioNTech devem aguardar sete dias para doar sangue. Para mais informações, o candidato pode acessar o site do Hemocentro

Agendamento

Desde o início da pandemia, o atendimento para doação de sangue e cadastro como doador de medula óssea passou a ser obrigatoriamente agendado. Essa é uma das medidas do Hemocentro para evitar aglomerações.É importante destacar que pessoas com sintomas como febre, tosse, irritação ou dor de garganta não devem comparecer ao Hemocentro.  O voluntário pode marcar dia e horário pelo site http://agenda.df.gov.br/ ou pelo telefone 160, opção 2. 

Cuidados com o sangue

E antes de serem usadas, as amostras de sangue recolhidas passam por alguns exames laboratoriais realizados pelo Hemocentro, afirma o  chefe da Divisão Técnica da Fundação Hemocentro de Brasília. “Os exames laboratoriais realizados pelo Hemocentro nas amostras de sangue dos doadores são feitos como critério para a liberação dos hemocomponentes para transfusão, não possuem fins de diagnóstico. São feitos testes sorológicos para HIV, HTLV, hepatite B e C, sífilis e Chagas”, explica Alexandre Nonino. Desde o ano passado, o STF derrubou a limitação que vetava a doação de sangue por homossexuais

Mas não é qualquer pessoa que pode ser doadora de sangue, segundo o chefe da Divisão Técnica da Fundação Hemocentro de Brasília. Para  doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue: www.hemocentro.df.gov.br.

Campanha

Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta segunda (14.6), o Hemocentro de Brasília está sensibilizando as pessoas pelas redes sociais com apoio de outras instituições governamentais, com a campanha “Você é o tipo que está faltando”. E o Ministério da Saúde lembra que não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.

Em uma coletiva de imprensa, nesta segunda, o ministro Marcelo Queiroga defendeu a doação regular para afastar a possibilidade de uma crise de abastecimento. Confira abaixo a coletiva:

https://www.youtube.com/watch?v=FL9KnYi80Q8&ab_channel=Minist%C3%A9riodaSa%C3%BAde

O objetivo da data também é homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar a população sobre esse ato tão solidário e que é responsável por salvar vidas em todo mundo.

“Quem doa sangue está contribuindo  para a saúde e bem-estar de pessoas que dependem do mesmo para se recuperarem, seja para pacientes com necessidade de se submeterem a tratamentos clínicos (…), como para aqueles com necessidade de realização de procedimentos cirúrgicos de médio ou grande porte, como cirurgias cardíacas, oncológicas e outros”, divulga o Ministério da Saúde. 

Benefícios

Doar sangue, além de simples e rápido, é totalmente seguro e não apresenta nenhum risco para os doadores. O Hemocentro garante que o material utilizado na coleta de sangue é estéril, ou seja, não apresenta possibilidade de contaminação, e não poderá ser utilizado em nenhum momento. O Ministério da Saúde acrescenta que quem doa sangue pode salvar até 4 vidas, pois, a partir de uma doação, poderão ser produzidos 4 tipos de componentes do sangue, cada um com uma determinada função.

Esses componentes são: Concentrado de hemácias, utilizado para tratamento de anemias; Concentrado de plaquetas, para evitar ou tratar sangramentos devido à queda de plaquetas no sangue; Plasma e Crioprecipitado, que auxiliam também na prevenção e no tratamento de sangramentos, que ocorrem devido a irregularidades nos fatores de coagulação do sangue.  

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado