Menu
Notícias

DF receberá cinco novas UBSs no primeiro semestre, afirma Osnei Okumoto

O secretário falou sobre as novas UBSs durante cerimônia de entrega do posto-base descentralizado do Samu, em Taguatinga

Aline Rocha

11/02/2021 10h33

Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. Foto: Olavo David/Jornal de Brasília

O Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, durante cerimônia de entrega do posto-base descentralizado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Taguatinga, na manhã desta quinta-feira (11), afirmou que serão entregues 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda no primeiro semestre de 2021. “Outras UBSs serão entregues, em uma quantidade muito expressivas. Estarão sendo entregues cinco no primeiro semestre e estamos com a licitação de mais 10”, afirmou Okumoto.

O evento tratou sobre a parceria entre o GDF, a Secretaria de Saúde e o Samu, que, com o investimento de R$ 350 mil, sendo parte deste valor advindo de emendas dos deputados Jorge Vianna e Reginaldo Veras, tornou possível a construção do posto-base descentralizado do Samu.

O representante do serviço de socorro, Victor Arimatea, disse que a obra “é a relização de um sonho”. “Esta base significa muito mais em temo de atendimento. Nós somos cobrados e queremos melhorar todos os indicadores no atendimento à população. Tempo de resposta à chegada à vitima, ganho de qualidade no atendimento, que também se reflete no conforto oferecido. Isso não se realizaria sem o trabalho de muitas pessoas. Isso não é o resultado de trabalho somente do Samu, da Secretaria de Saúde ou dos administradores de Taguatinga”, complementou.

“Isso é resultado de um trabalho de muitas pessoas, de muitas gestões, muitas pessoas que acreditaram e sonharam junto conosco”, Victor Arimatea.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, também presente na inauguração, afirmou que a construção dessa base do Samu “foi uma ideia fantástica”. “Quando se pensa em atendimento à comunidade, se pensa em grandes obras, mas a obra que resolve, no dia a dia, os problemas imediatos, são obras pequenas, são pequenas intervenções”, explicou.

Participaram do evento representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, o presidente da Novacap, o diretor do Samu, Victor Arimatea, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade.

Vacinas

Osnei Okumoto aproveitou a oportunidade para falar sobre a campanha de vacinação contra o novo coronavírus no capital. Segundo ele, o GDF está aguardando a chegada de mais vacinas para poder ampliar a faixa etária abrangente na campanha atual.

“A nossa equipe está muito preparada para realizar o atendimento. O amor e o carinho que os nossos colegas imunizadores têm atendido à população do DF. A humanização que Ibaneis [governador do DF] sempre pediu está acontecendo, principalmente no período de imunização dos nossos idosos e dos profissionais da saúde”, afirmou.

O secretário adiantou que chegarão, até 23 de fevereiro, cerca de 100 mil novas doses da Coronavac na capital. Ele afirma que, até o momento, já são 6,1 mil pessoas imunizadas na capital. “Como nós iniciamos antes do que Minas e Goiás, muitos idosos do Entorno estão vindo vacinar. Estamos atendendo a todos com maior atenção. Logicamente, quando a gente antecipa a vacinação para 79 anos, também vamos vacinar esse público aqui no DF”, destacou Okumoto.

Ele ressaltou, ainda, o início do Telecovid, em que equipes volantes da Saúde do DF estão indo até as residências de idosos, previamente cadastrados, que não podem se locomover para vaciná-los contra a covid-19.

A realização do agendamento pode ser feito pelos telefones 190, 193 e 199 para pessoas com 79 anos ou mais e pacientes de home care privado. Até o momento,1.402 pessoas já se cadastraram para serem vacinadas. A imunização foi iniciada pela Região de Saúde Centro-Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado