Se você é empreendedor é necessário saber lidar com as desavenças obtidas com o tempo. Afinal de contas, crises econômicas podem acontecer e nem sempre é possível prevê-las, mas sempre é possível se preparar para elas. Ademais, existem outros critérios de segmentação marketing do qual se é possível alavancar o seu negócio em tempo de crise. Quer saber quais são? Então é só continuar nesse artigo!
Para que uma empresa ganhe destaque no âmbito empresarial, é necessário ela se adapte a alguns critérios de segmentação marketing. Afinal de contas, eles são os responsáveis por fazer com que o seu negócio obtenha um diferencial em relação aos concorrentes. Nesse artigo, iremos elencar alguns desses critérios.
O que é segmentação de marketing?
Segmentação de marketing é um conceito não muito expandido, e que infelizmente nem todas as pessoas dão a devida importância. No entanto, dentro de um plano de marketing, a segmentação é fundamental para se obter um resultado positivo.
Inclusive, essa agência de publicidade, já compreendendo a importância dos critérios de segmentação marketing, tem essa estratégia como padrão em todos os projetos. Em suma, essa estratégia tem como base a realização de uma pesquisa. E através dela, se determina a persona do eventual cliente do seu produto.
Não é muito mais fácil vender para uma pessoa do qual você já conhece ou sabe um pouco sobre a vida dela? Tendo conhecimento de algumas informações, torna-se mais fácil a abordagem, a maneira como irá se comunicar com o cliente e quais objeções irá enfrentar.
E a segmentação de marketing se aplica exatamente nessas circunstâncias. Ou seja, traçará quais as características predominantes do seu futuro cliente. Como consequência, como irá abordar é customizada de maneira com que a venda se torne mais fácil.
Qual a importância da segmentação de marketing?
Os critérios de segmentação de marketing é um dos pontos mais importantes no que tange a efetuação de uma compra. Afinal de contas, como estamos falando de uma abordagem específica para o público que compra o seu produto, ele tende a se sentir mais conectado com o seu negócio.
É interessante destacar que os critérios de segmentação de marketing não servem para causar desunião. Apesar de segmentar, no final das contas, isso faz com que o seu público se torne mais “palpável”, consistente e previsível.
E, devido a essa previsibilidade, as suas estratégias se tornam mais certeiras. E é esse o principal intuito quando falamos dessa categoria de estratégia. Prever o avatar do cliente para um determinado produto e, dessa forma, criar um plano de marketing mais preciso.
Quais são os critérios de segmentação de marketing?
Agora que você já compreende o que é e qual a importância dessa categoria de estratégia, é interessante que você saiba como aplicar na prática. Portanto, nos tópicos seguintes, elencaremos alguns critérios essenciais que certamente fará com que o seu negócio alavanque, mesmo em tempos de crise.
Segmentação geográfica
Como o próprio nome já sugestiona, essa categoria de segmentação tem por intuito agrupar as pessoas conforme a sua localização geográfica. Essa estratégia é interessante porque, através dela, compreendem-se as diferentes necessidades do público e como (ou qual) serviço/produto irá melhor atendê-las.
Para ficar mais claro, tenha em mente o seguinte; os motivos da compra de um produto de uma pessoa do sul, não são as mesmas que uma que vive no nordeste, por exemplo. O motivo para compra varia. E essa informação deve ser considerada.
Essa categoria de informação é mais fácil de se mensurar graças as redes sociais, tanto que as agência de mídias sociais são pioneiras nesse quesito. E como essa informação consegue transformar o seu negócio, ela deve ser levada a sério.
Segmentação demográfica
De todos os critérios de segmentação de marketing, certamente esse é o mais comum. E isso acontece porque essas são informações básicas a respeito do seu cliente, que certamente você deveria saber. Nessa segmentação, inclui analisar:
- Idade;
- Nacionalidade;
- Profissão;
- Estado civil;
- Religião;
- Renda;
- Número de pessoas na família, etc.
Essa categoria de segmentação e muito usada por agência de tráfego pago em suas campanhas nas mídias sociais.
Como você consegue reparar, trata-se de informações básicas, mas que certamente é interessante saber de modo a conhecer melhor o público que irá comprar o seu produto.
Segmentação comportamental
Esse é um ponto do qual você deve tratar com bastante importância, pois é nessa segmentação que se obtém informações fundamentais. Ademais, o comportamento de uma pessoa em relação ao produto é essencial. Portanto, se deve considerar:
- Preferências;
- Hobbies;
- Gostos pessoais;
- Escolhas anteriores de soluções similares.
Agora, se o seu cliente já conhece o seu produto/serviço, esse é um agravante quando ele irá (ou não) finalizar a compra. Se esse é o caso, é possível dividir o público-alvo em:
- Novos clientes do produto/serviço;
- Atuais clientes do produto/serviço;
- Ex-clientes do produto/serviço;
- Clientes em potencial do produto/serviço;
- Quem não conhece o seu produto/serviço;
- Já conhece o seu produto/serviço;
Segmentação psicográfica
Esse é tido como um dos últimos critérios de segmentação marketing, pois ela tende a
- analisar:
- Atitude;
- Estilo de vida;
- Personalidade das pessoas envolvidas;
Ou seja, são características mais pessoais e subjetivas. Portanto, é mais difíceis de serem mensuradas. Entretanto, saber prever é um diferencial gigantesco e que certamente impactará nas vendas do seu negócio. Afinal, tendo esse conhecimento, as ações de marketing serão mais bem elaboradas e terão elementos mais persuasivos.