Menu
Concursos & Carreiras

Regras vigentes da ABNT e a sua aplicação em trabalhos acadêmicos

Jornal de Brasília

02/08/2021 18h58

Atualizada 11/08/2021 19h01

Estamos passando, depois de muito tempo, por um período de sérios impactos na sociedade devido a pandemia de COVID-19 que é vigente já há quase dois anos.

 

Contudo, cada vez mais nos aproximamos da luz no fim do túnel com a vacinação em massa da população correndo dia após dia.

 

Dentre os setores que mais foram impactados durante o período de pandemia, podemos claramente evidenciar a educação.

 

Todas as recomendações sanitárias propostas por cientistas, pesquisadores e pela Organização Mundial da Saúde indicaram para o abandono, por hora, de reuniões em locais fechados, como por exemplo, salas de aula.

 

Logo, todo o sistema de ensino durante este período teve que ser adaptado à realidade do ensino digital e remoto, o que por sua vez, foi especialmente impactante às camadas mais vulneráveis socioeconomicamente da sociedade.

 

No entanto, como dito, estamos chegando cada vez mais perto do final deste período e com isso as aulas tendem a ser restabelecidas pouco a pouco.

 

Isso significa que projetos acadêmicos, trabalhos, apresentações, defesas de TCC e provas serão restabelecidos aos moldes presenciais que estamos acostumados.

 

Com isso em mente, é essencial darmos uma pincelada nas normas da ABNT para ter uma noção clara de como fazer um trabalho escolar nas normas da ABNT de 2021. Ou seja, das regras vigentes da ABNT.

Conjuntos de normas da ABNT atuais

 

A ABNT, ou Associação Brasileira de Normas Técnicas, é o órgão responsável por normatizar toda produção científica e acadêmica dentro do território brasileiro.

 

Este órgão se pauta na elaboração de diferentes conjuntos de normas que são seguidas por universidades, escolas, instituições e os mais variados cursos superiores no Brasil.

 

Independentemente do curso superior que se realize ou da área de atuação que se pretenda ingressar, é essencial ter conhecimento e domínio da aplicação destas normas.

 

Logo, se você é da área do direito penal ou advocacia, das ciências biológicas, da engenharia ou até da arquitetura, não importa.

 

Em sua graduação é bem provável que você terá contato com o uso deste conjunto de normas para a elaboração de seu projeto.

 

Todos os conjuntos de normas da ABNT são denominados NBR e podem ser atualizados e alterados anualmente. Portanto, é imprescindível conferir qual o conjunto de normas da ABNT é o mais atual e quais são as normas que integram este conjunto.

NBR 14724 e seu conjunto de normas

 

Como visto acima, os conjuntos de regras estabelecidos pela ABNT são chamados de NBR, o que significa Norma Brasileira.

 

Atualmente, quando falamos de TCC, monografias, projetos escolares e acadêmicos e outras publicações científicas, o conjunto de normas vigentes da ABNT é a NBR 14724.

 

De acordo com este conjunto, as principais normas que devem ser seguidas para a elaboração e escrita de trabalhos científicos são:

  • Uso de folha de tamanho A4
  • Presença de folha de aprovação
  • Margem: 3 cm para superior e esquerda
  • Margem: 2cm para inferior e direita
  • Fonte: Arial ou Times New Roman
  • Espaçamento de 1.5 no corpo do texto
  • Usar alinhamento justificado
  • Paginação
  • Citação e notas
  • Referências Bibliográficas

 

Além disso, há várias outras instruções presentes no escopo do texto que compõem o conjunto de normas NBR 14724, como por exemplo a maneira de fazer a capa de seu projeto e também a maneira como fazer um sumário.

 

Logo, vale dar uma conferida no próprio site da ABNT para sanar suas dúvidas e garantir a uma apresentação adequada de seu projeto acadêmico.

 

É essencial dizer também que o uso adequado das normas da ABNT funciona como um selo de qualidade em uma pesquisa, visto que a Associação é um órgão respeitado mundialmente e responsável pela instituição da Organização Internacional de Padronização, a ISO.

Conclusão

As normas da ABNT estão em constante mudança e evolução ano após ano. Apesar das instruções mais robustas e generalistas serem mantidas anualmente, existem correções de detalhes, aprimoramentos e simplificações de diversas passagens dos conjuntos de normas.

 

Portanto, é essencial que se consulte a ABNT com frequência a fim de não perder nenhuma mudança que pode ser proposta em seus códigos de normatização.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado