Menu
Concursos & Carreiras

Quais os melhores concursos militares do exército brasileiro?

Jornal de Brasília

18/09/2021 12h46

Atualizada 02/10/2021 12h02

O concurso exército brasileiro é muito cobiçado por diversas pessoas. Pessoas que já possuem ascendentes na carreira militar, sonham também com a carreira militar, a fim de continuar o legado da família.

Além disso, pessoas que estão em busca de uma oportunidade de servir ao seu país também se dedicam em estudar para seguir a carreira militar. Já outras estão em busca de uma oportunidade de trabalho e veem a carreira militar como uma oportunidade de se estabilizar no mercado de trabalho.

Independentemente do motivo, é importante conhecer as áreas militares que estão disponíveis para o serviço militar. Além disso, existem concursos que precisam ser feitos para conseguir ingressar na carreira militar.

Para entrar em qualquer área do serviço militar é necessário fazer um concurso e ser aprovado no exame teórico e físico. Esses concursos são muito concorridos e, por isso, é necessário estudar bastante para conquistar a aprovação.

Estudar sozinho para um concurso exército brasileiro, por exemplo, pode não ser fácil. Por isso, é necessário obter ajuda de escolas preparatórias para esse tipo específico de concurso.

Essas escolas podem te ajudar a ficar bem preparado tanto para as provas teóricas como também para os testes físicos que serão feitos nos concursos para ingressar na carreira militar.

Se você estiver tendo dificuldade para estudar sozinho, acesse o site https://www.promilitares.com.br/concursos-militares/ e obtenha a ajuda de que precisa para conseguir passar em um concurso militar.

Existem várias formas de ingressar na carreira militar e vários concursos para isso. Talvez você esteja em dúvida sobre qual concurso vai ser melhor para você. Diante disso, desenvolvemos esse artigo que vai te apresentar os 3 principais concursos do exército brasileiro, para que você possa decidir o melhor para você.

Melhor concurso exército brasileiro: entenda como escolher!

Determinar qual o melhor concurso exército brasileiro não é uma tarefa simples, é importante entender qual o objetivo de cada concurso, e quais são as atribuições que o concursado recebe dentro das forças armadas. Por essa razão, vamos avaliar alguns dos principais concursos e entender como escolher.

ESA

A sigla ESA significa Escola de Sargentos das Armas. Essa vertente do exército brasileiro tem como objetivo formar sargentos para tempos de paz e de guerra. Além disso, A ESA também fornece ensino superior e técnico para os sargentos que estão participando do curso de formação.

Por se tratar de uma escola, a maioria dos concursos que abrem para essa instituição são de vagas destinadas a professores. Sendo assim, se você tem formação de professor, essa é uma boa opção para ingressar no serviço militar.

Esse concurso exército brasileiro é uma ótima oportunidade para as pessoas que amam lecionar, mas querem inovar na sua carreira. Além de professores, a ESA também costuma convocar outros profissionais para ingressar na carreira militar.

Espcex

Para aqueles que querem estar na linha de frente do exército brasileiro, o concurso da Espcex pode ser uma ótima opção de concurso. Mas é necessário cumprir alguns requisitos para realizar o concurso.

Esses requisitos podem variar de acordo com o edital, mas geralmente eles seguem o mesmo padrão e, os requisitos que não mudam são os seguintes:

  • Idade mínima de 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. 
  • Ensino médio completo

Ime

O Ime é na verdade o instituto militar de engenharia e é destinado a pesquisas e ensino de engenharia e tecnologia.

Existem dois tipos de editais para quem quer fazer esse concurso exército brasileiro. O primeiro é para quem quer seguir carreira militar após a sua formação no instituto e, o outro é para reservistas que desejam apenas estudar na instituição militar.

Nas duas situações o tempo de curso é de cinco anos e os concursados irão sair formados em alguma graduação da área de engenharia e tecnologia.

Outras áreas para ingressar na carreira militar

Se você deseja ingressar na carreira militar, mas não se identifica com o exército, existem outras opções que podem ser favoráveis para você. Além disso, contar com outras opções podem aumentar suas chances de passar em um concurso público.

A aeronáutica também é uma vertente da carreira militar e, se você se identifica com aviões e coisas afins, você pode gostar dessa vertente do serviço militar.

Existe também a marinha que constantemente abre concursos e pode ser uma ótima opção se você se identificar com o mar. 

Seja no concurso exército brasileiro, na marinha ou na aeronáutica, estude e corra atrás do seu sonho de ingressar na carreira militar!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado