Se quisesse aprender uma linguagem de programação hoje, qual escolheria? Se você quer conhecer uma linguagem simples e bastante usada no mercado, Python é uma boa escolha!
Python é uma das principais e mais promissoras linguagens de programação, usada por grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Spotify. Simples, versátil e de código aberto, é uma boa opção para quem quer aprender uma linguagem com boa empregabilidade.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é Python, quais são as suas vantagens e por que vale a pena aprender a programar com ela. Acompanhe!
O que é Python?
Python é uma linguagem de programação de código aberto, que apresenta uma sintaxe bastante simples e direta. É uma linguagem de alto nível, ou seja, está mais próxima da linguagem humana — neste caso, da língua inglesa — e não da linguagem de máquina, como acontece no baixo nível.
Python vem ganhando cada vez mais adeptos devido à facilidade de programar nessa linguagem, mesmo em projetos complexos, como em ciência de dados, inteligência artificial e computação científica. Embora seja bastante usada em grandes empresas, também é eficiente em pequenos projetos de sites e softwares.
Mais que uma linguagem de programação, Python representa uma filosofia de desenvolvimento. Em 1999, o desenvolvedor Tim Peters criou uma série de princípios para a aplicação da linguagem, chamada de Zen of Python. Entre eles:
- Belo é melhor do que feio;
- Explícito é melhor do que implícito;
- Simples é melhor que complexo;
- Complexo é melhor do que complicado;
- Se a implementação for difícil de explicar, é uma má ideia.
Como surgiu?
O Python ganhou destaque nos últimos anos, mas a sua criação já tem mais tempo. Em 1989, o matemático e programador holandês Guido van Rossum desenvolveu essa linguagem de programação para o Centrum Wiskunde & Informatica (CWI), na Holanda, onde trabalhava.
A intenção é que a linguagem fosse fácil, intuitiva e acessível, para que qualquer pessoa pudesse desenvolver suas aplicações. Para isso, deveria também ter o código aberto. Por isso, Guido van Rossum aprimorou o projeto nos anos seguintes e nomeou de Computer Programming for Everybody (Programação de Computadores para Todos).
O Python foi oficialmente lançado em 2001. Seu nome é uma homenagem ao grupo de comediantes Monty Python. Depois disso, o criador da linguagem continuou liderando a comunidade de Python pelo mundo inteiro, que só cresceu depois do seu lançamento.
Por que aprender Python?
Python é uma das linguagens de programação mais promissoras. O índice TIOBE, que pesquisa as linguagens de programação mais populares do mundo, indica que o Python está na terceira colocação em julho de 2021.
À sua frente, estão apenas a linguagem C e Java, que já são tradicionais no mercado. Nos últimos meses, porém, Python já foi algumas vezes a segunda linguagem mais popular, no lugar de Java.
Isso significa que cada vez mais pessoas desenvolvedoras e empresas estão utilizando Python em seus projetos. Portanto, se você quer aprender uma linguagem de programação para garantir mais oportunidades no mercado, Python provavelmente consegue aumentar a sua empregabilidade.
Além disso, Python é uma boa linguagem para iniciantes em programação, já que é fácil de aprender, com uma sintaxe simples e intuitiva. Se você dominar o inglês, fica mais fácil ainda, já que sua lógica é próxima dessa língua.
Porém, mesmo com essa facilidade para quem está começando, Python também é eficiente em projetos mais complexos e avançados. Isso mostra a sua versatilidade para aplicar nos mais diversos sistemas e plataformas, o que também pode facilitar sua entrada no mercado de trabalho e é mais um motivo para aprender Python.
Quais as vantagens de saber programar usando Python?
A seguir, elencamos as principais vantagens dessa linguagem de programação em relação a outras:
- Facilidade de aprender: tem uma curva de aprendizado, em média, menor que outras linguagens.
- Simplicidade: sua sintaxe simples permite escrever em menos linhas de código.
- Versatilidade: pode ser usada em aplicações web, desktop, mobile e games, além de sistemas de IA e computação cientifica.
- Capacidade de processamento: pode processar grandes volumes de dados, que possibilitam seu uso em ciência de dados e IA.
- Multiplataforma: pode rodar em qualquer sistema, como Windows, Linux e Mac.
- Interoperabilidade: pode ser integrada a outras linguagens de programação.
- Bibliotecas: existem várias bibliotecas, módulos e frameworks para potencializar o uso do Python.
- Código aberto: permite que qualquer pessoa desenvolva nessa linguagem.
- Comunidade global: tem uma comunidade engajada que mantém a linguagem em constante evolução.
O que pode ser feito em Python?
Como você já percebeu, Python é uma linguagem bastante versátil e permite desenvolver os mais diversos tipos de aplicações e sistemas.
Seu uso mais básico é no desenvolvimento web. É principalmente com a criação de sites, portais, scripts e APIs para web, tanto no front-end quando no back-end, que o Python se populariza entre as empresas e pessoas desenvolvedoras.
Programas desktop, aplicativos mobile e gráficos 3D também podem ser programados com Python.
Porém, o Python se destaca atualmente por sua aplicação em projetos de data science ou ciência de dados, devido à sua grande capacidade de processamento e otimização de cálculos e análises estatísticas.
A linguagem pode ser usada para desenvolver sistemas de machine learning, visualização e análise de dados, que são usados no business intelligence. Essa é uma das áreas que mais valoriza o Python nas organizações, já que a inteligência de negócio pode ser um diferencial competitivo atualmente.
Além disso, o uso de extensões e módulos além da biblioteca padrão permite criar muitas outras aplicações, como gerenciamento de bancos de dados e desenvolvimento de games.
Quais empresas usam Python em seus projetos?
O Python começou a ganhar visibilidade quando grandes empresas de tecnologia começaram a falar das vantagens da linguagem de programação e aplicar nos seus sistemas. Estas são algumas empresas que provavelmente você já conhece e que usam Python em seus projetos:
- Google: um dos maiores entusiastas e contribuidores do Python e local em que Guido van Rossum, criador do Python, trabalhou entre 2005 e 2012.
- Instagram: em 2017, anunciou o maior projeto de desenvolvimento web de Django inteiramente desenvolvido em Python.
- Amazon: utiliza Python em machine learning e big data para desenvolver o sistema inteligente de recomendações de produtos aos clientes.
- Spotify: utiliza Python no sistema de recomendações, mas também no seu back-end, que tem cerca de 80% do sistema baseado na linguagem.
Enfim, Python é uma linguagem poderosa na programação dos mais diversos tipos de aplicações. À medida que os dados e a inteligência artificial se tornam mais importantes para as empresas, a linguagem também se fortalece no mercado de trabalho.
Portanto, se você está em busca de uma linguagem de programação para iniciar nessa área, escolher o Python é uma boa ideia.