Menu
Concursos & Carreiras

Prazo para adesão ao Celpe-Bras 2026 é estendido até 16 de fevereiro

O Inep prorrogou o período para instituições interessadas se candidatarem como postos aplicadores do exame oficial de proficiência em português para estrangeiros.

Redação Jornal de Brasília

03/02/2026 14h00

img 7459

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para 16 de fevereiro o prazo de adesão de postos interessados em aplicar as provas da primeira edição de 2026 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. A prova avalia a competência e o desempenho do falante no uso da língua, por meio de um exame gramatical e da observação da comunicação de forma eficaz.

A solicitação de adesão ao Celpe-Bras 2026/1 deve ser realizada no Sistema Celpe-Bras pelos postos interessados. São exemplos desses locais: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Na primeira edição do ano passado, o exame foi realizado em 33 países, distribuído em 46 postos no Brasil e 64 no exterior.

A parte escrita da prova do Celpe-Bras deve ser realizada em até três horas e é composta por quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua portuguesa. Já a parte oral consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador, com duração de 20 minutos. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes.

O Celpe-Bras é aceito em universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, além de ser admitido por empresas brasileiras. O exame ainda é utilizado em processos de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. O prazo de validade do exame e o nível de fluência na língua portuguesa exigido para determinada função são determinados pelas instituições que o exigem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado