Menu
Concursos & Carreiras

O que é marketing digital, principais estratégias e benefícios para a empresa

Jornal de Brasília

11/08/2021 15h33

Atualizada 09/09/2021 15h37

O marketing digital percorreu um longo caminho até conquistar o seu espaço com a importância que tem hoje.

Houve um tempo onde estar no horário nobre da TV era o auge da comunicação de uma empresa, mas com a transformação digital, as marcas começaram a ver todo o potencial que existia em estar presente online.

De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento

É em meio a todo esse cenário que o marketing digital desempenha seu papel.

E para você ficar por dentro de tudo o que há de mais importante no marketing digital, separamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é marketing digital
  • Exemplos de marketing digital
  • Quais as principais estratégias do marketing digital
  • Quais as vantagens do marketing digital?

Segue com a gente!

O que é marketing digital?

O marketing digital nada mais é do que o conjunto de estratégias de divulgação criadas para a internet.

Como a internet proporciona diversas formas de interação e uso, as estratégias do marketing digital também são diferentes do marketing tradicional.

O que não significa que os objetivos tenham mudado. O marketing continua buscando:

  • contribuir para o aumento das vendas, 
  • aproximar as marcas das pessoas,
  • tornar a empresa apresente na vida do seu público. 

Interação é uma das principais forças que o marketing digital dispõe mas, claro, não é a única. As possibilidades são quase infinitas e a cada dia que passa, novas oportunidades surgem.

Exemplos de marketing digital

Muitos exemplos de marketing digital representam uma evolução das ações de marketing criadas há décadas atrás, como por exemplo o e-mail marketing. 

O e-mail marketing é uma evolução da mala direta, que era enviada por correios antigamente. Com a grande diferença de permitir um leque muito maior de estratégias em seu uso.

Outros bons exemplos que você encontra de marketing digital, são os anúncios pagos que aparecem para usuários enquanto navegam em algum site.

Outros anúncios podem aparecer em sua rede social favorita, ou mesmo durante uma simples pesquisa no Google, por exemplo.

O marketing digital possui muitas formas e estratégias, que nem sempre estão relacionadas à venda direta de produtos ou serviços. 

Vamos entender melhor a seguir, quais são as principais estratégias de marketing digital.

Quais as principais estratégias do marketing digital?

Separamos aqui, algumas das principais estratégias do marketing digital, utilizadas atualmente pelas empresas, e falaremos um pouco sobre cada uma delas.

As principais estratégias utilizadas atualmente são:

  • E-mail marketing
  • Anúncios pagos
  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • Redes Sociais

Vamos entender um pouco mais cada uma delas.

E-mail marketing

O e-mail marketing, como falamos anteriormente, é uma forma de enviar as informações que sua empresa precisa, diretamente para seu cliente.

A grande vantagem do e-mail marketing é que você pode ter o total controle das interações de seu destinatário. Como por exemplo:

  • saber se ele abriu o e-mail;
  • rastrear onde ele clicou;
  • quantos e-mails de sua empresa ele abre;
  • quais tipos de e-mails sua empresa tem mais sucesso.

Entre várias outras interações que você pode utilizar.

Além de todas as formas de uso que podem trazer grandes resultados, como:

  • anunciar promoções;
  • oferecer descontos exclusivos;
  • informar sobre novidades;
  • realizar pesquisas de satisfação.

O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante e crucial para qualquer empresa manter uma relação com seus clientes.

Anúncios pagos

Os anúncios online seguem a mesma ideia de evolução que o e-mail marketing. São novos lugares onde as empresas podem comprar um espaço e apresentar suas propagandas e comerciais.

Os anúncios podem aparecer dentro dos mais diversos sites, de portais de notícias a marketplaces onde você encontra todo o tipo de produto.

Os anúncios pagos trazem também uma novidade com o digital, onde você pode escolher a forma de pagamento dos campanhas que estão no ar. É possível por cliques no anúncio,  pelo número de pessoas que viram o seu anúncio ou outras maneiras.

SEO

SEO é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca, do inglês Search Engine Optimization. Mas, o que isso quer dizer?

A estratégia busca melhorar o posicionamento de sua página dentro dos resultados nas páginas de buscas, como o Google.

Dessa forma, se sua empresa vende bicicletas em São Paulo, o seu objetivo é estar entre os primeiros resultados caso alguém pesquise: “loja de bicicleta em São Paulo”.

Para isso, é preciso realizar diversas ações que vão levar o seu site a ser considerado relevante para os mecanismos de pesquisa. E dessa forma, estar entre os primeiros, sem necessariamente ter pago para aparecer ali.

Essa é uma estratégia de longo prazo, porém mais barata de divulgar sua empresa ou seus serviços.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos grandes braços fortes da estratégia de SEO. É, principalmente, com ele que as empresas criam conteúdos relevantes para levar as pessoas até o seu site.

Sua estratégia consiste em criar diversos conteúdos relacionados ao mercado de atuação de sua empresa, atraindo assim potenciais clientes enquanto oferece informação de qualidade.

Sua empresa ganha reconhecimento de marca, visibilidade e chance de converter aquele leitor em cliente.

Assim como o SEO, o marketing de conteúdo é uma estratégia de médio e longo prazo mas que possui um baixo custo.

Redes Sociais

Com milhões de pessoas interagindo a todo momento, marcas podem se utilizar de eventos, assuntos do momento e oportunidades para interagir e se apresentar para seus clientes.

Pessoas com muitos seguidores se tornam influenciadores abrindo uma grande oportunidade para marcas que desejam relacionar seus produtos a elas.

Quais as vantagens do marketing digital?

O marketing digital traz diversas vantagens que não seriam possíveis no marketing offline. Algumas das mais claras são:

  • precisão na segmentação de clientes: com o marketing digital é possível selecionar com muito mais precisão o público que irá receber suas mensagens. Graças a diversos dispositivos de monitoramento que os dispositivos possuem.
  • coleta e análise de dados: como quase tudo pode ser rastreado, você consegue coletar diversos tipos de dados de suas campanhas. Podendo analisá-los posteriormente e tomar futuras decisões de maneira mais assertiva.
  • mensuração de resultados: com a coleta e análise de dados você pode mensurar com muito mais precisão os resultados de suas campanhas e estratégias.
  • flexibilidade dos custos: além da flexibilidade com os custos de suas campanhas, elas também se tornam mais baratas com um controle cada vez maior da eficiência de cada ação de marketing.
  • interatividade: a interatividade em tempo real é um dos grandes pontos chaves do marketing digital. Isso permite diversas ações diferenciadas que não seriam possíveis offline.

Viu só o poder do marketing digital?

Como você pôde ver, o marketing digital já não é o futuro há um bom tempo. Ele é o presente e sua empresa precisa estar atenta para não ficar para trás.

Este artigo foi escrito pela LAHAR, software de Automação de Marketing! 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado