Estudantes do Distrito Federal que conquistaram medalhas na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem se inscrever no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) até 23 de fevereiro. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do programa, utilizando login e senha enviados por e-mail aos medalhistas.
Em 2025, o DF registrou 260 medalhistas, sendo 205 da rede pública e 55 da privada, além de 762 menções honrosas, com 538 para alunos de escolas públicas. Podem participar do 20º PIC os estudantes premiados com medalha nacional de ouro, prata ou bronze. Caso haja vagas remanescentes, alunos com menção honrosa poderão ser convocados.
De acordo com Luis Lucinger, coordenador do PIC e docente do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB), o programa foca no desenvolvimento de hábitos de estudo qualificados em matemática, promovendo independência e autonomia no aprendizado. Ele representa uma oportunidade significativa de crescimento acadêmico.
Alunos da rede pública recebem uma bolsa mensal de R$ 300, paga pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante 12 meses, desde que permaneçam matriculados em escola pública em 2026.
Amanda Líride, de 14 anos, medalhista e bolsista do PIC, ex-aluna do Centro de Ensino Fundamental 7 de Brasília, destacou a importância da Obmep em mostrar caminhos científicos possíveis. Ela relatou que o programa mudou seus métodos de estudo, incentivando revisões de questões, debates e resoluções próprias, ampliando sua compreensão de oportunidades.
Os participantes com melhores notas podem ingressar no Encontro do Hotel de Hilbert no ano seguinte, uma imersão de cerca de uma semana em matemática, em outra cidade do Brasil, com custos pagos pelo programa. O evento reúne anualmente 150 a 200 medalhistas nacionais.
Fernando Alves, de 14 anos, que obteve a maior nota do país no nível II da Obmep em 2025 e participou do encontro, descreveu a experiência como incrível, envolvendo aulas, palestras, jogos e atividades durante uma semana.
O PIC tem duração de um ano, com aulas presenciais em polos universitários e atividades online, incluindo material didático, listas de exercícios e avaliações para desenvolver raciocínio crítico e estimular a pesquisa científica.
Para se inscrever, o estudante deve acessar o site do programa, fazer login com as credenciais recebidas por e-mail, ler o regulamento e concluir o processo até o prazo. Mais informações estão disponíveis com a Coordenação Regional do PIC-DF pelo e-mail cric_df@obmep.org.br ou WhatsApp (61) 99529-5093.
Com informações da Secretaria de Educação