Menu
Concursos & Carreiras

MEC orienta redes sobre uso da nota da PND em seleções

Encontro técnico virtual será realizado nos dias 25 e 27 de agosto para equipes das secretarias de educação.

Redação Jornal de Brasília

24/08/2026 20h03

10 07 2020 ministerio educacao

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realizará nos dias 25 e 27 de agosto o 5º Encontro Técnico Coletivo da Prova Nacional Docente (PND). A atividade é voltada às equipes técnicas das secretarias de educação responsáveis pelas áreas de recursos humanos e gestão de pessoas dos 27 entes da Federação.

Durante o encontro, serão apresentadas orientações para a elaboração de editais que utilizem os resultados da PND em processos de seleção de professores. Entre os temas previstos estão legislação local e validade do edital, etapa de inscrição, reserva de vagas, equivalência de cargo ou função com a área de avaliação da PND e orientações para seleção de docentes para diferentes modalidades de ensino, com participação da Secadi.

O encontro será gratuito e realizado de forma virtual, pela plataforma Teams, em duas datas e horários: terça-feira, 25 de agosto, às 15h, e quinta-feira, 27 de agosto, às 10h, no horário de Brasília.

A nota da PND pode ser utilizada por entes federativos que optarem por adotá-la em processos seletivos e concursos para professores, conforme as regras estabelecidas em cada edital. A Prova Nacional Docente é um exame anual realizado pelo MEC e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste ano, a aplicação está prevista para 20 de setembro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado