O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou cinco novos cursos do Programa de Formação de Gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (ProGestores). A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e está disponível na Plataforma Digital de Formação Continuada (PlaforEdu) para cerca de 3.800 ocupantes de cargos de direção nas instituições da rede federal.
Os cursos oferecidos são: Gestão Estratégica e Governança na Rede Federal: Planejamento, Riscos e Desafios; Gestão Orçamentária e Estratégias para Captação de Recursos; Liderança e Gestão por Competências; Inteligência Artificial Generativa no Contexto das Instituições da Rede Federal; e Transformação Digital na Educação: Liderança, Dados e Tecnologia.
O ProGestores abrange as dimensões Gestão Estratégica, Político-institucional, Gestão com Pessoas e Transformação Digital. Cada dimensão é composta por itinerários formativos com cursos assíncronos e autoinstrucionais. O programa envolve uma carga horária obrigatória de três dimensões com 75 horas cada e uma com 120 horas, totalizando 345 horas, além de cursos opcionais somando 225 horas.
A certificação é realizada em até seis meses, de forma modular ao final de cada dimensão concluída e integral ao finalizar todas as dimensões. Essa estrutura permite ao participante construir sua trajetória de forma flexível, com foco na consolidação de competências específicas em cada dimensão.
*Com informações do Ministério da Educação