Menu
Concursos & Carreiras

Marinha abre 30 vagas para as praças da armada

Ofertas são destinadas a candidatos do sexo masculino que possuem nível técnico e idade entre 18 e 25 anos

Redação Jornal de Brasília

21/06/2019 16h44

Da Redação
[email protected]

Estão abertas as inscrições do novo concurso da Marinha para ingresso no quadro técnico de praças da armada. A seleção visa o preenchimento de 30 vagas, sendo seis reservadas aos negros, para atuação na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares.

Do total de ofertas, 14 são destinadas a área de eletroeletrônica (comunicações interiores ou eletricidade) e 16 para mecânica (máquinas ou motores). Podem concorrer candidatos do sexo masculino que têm curso técnico de nível médio e idade entre 18 e 25 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2020. O salário do terceiro-sargento é de R$ 3.825.

De acordo com o edital do concurso da Marinha, a principal atribuição das praças do corpo de praças da armada é o guarnecimento dos navios, submarinos e aeronaves da Marinha para a execução de tarefas relativas à operação e manutenção de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e materiais e da participação em serviços gerais e específicos naqueles meios navais.

Como ingressar?

Interessados em disputar um dos postos devem preencher o formulário de inscrição no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 74. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 11 de julho de 2019.

Fases

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 50 questões sobre conhecimentos profissionais de cada área técnica, além de uma redação.

O exame será aplicado na segunda quinzena do mês de setembro (data a ser informada oportunamente) nas seguintes cidades: Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Amapá/AP, Piauí/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Paranaguá/PR, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, Santos/SP, São Paulo/SP e Manaus/AM.

O concurso da Marinha para praças da armada ainda contará com as seguintes fases, eliminatórias: verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; verificação de documentos; procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração; e período de adaptação.

Descrição das especialidades da Marinha

  • Comunicações interiores – trabalha com centrais telefônicas; circuitos telefônicos internos e externos; intercomunicadores; sensores e indicadores de funcionamento de equipamentos e sistemas (indicador de velocidade e direção do vento, odômetro, sistemas de indicação de óleo combustível, óleo lubrificante e água), sistemas de alarme, sistemas eletroeletrônicos de navegação baseado em giroscópios, sistemas de governo do navio e piloto automático, automação, sincros e servomecanismos.
  • Eletricidade – trabalha na geração e distribuição de energia elétrica; opera e mantem geradores de CA e CC e seus quadros de distribuição. Faz a manutenção em circuitos de iluminação e força; motores de bombas, de ventilação, de extração de ar; parte elétrica de equipamentos de ar condicionado e frigoríficas; e equipamentos auxiliares e seus controladores associados (dispositivos de controle e proteção). A Praça especialista em eletricidade faz, também, a operação, o controle e a manutenção de retificadores móveis e estáticos, de acumuladores e baterias e de transformadores.
  • Máquinas – trabalha com as máquinas principais e auxiliares da propulsão a vapor, operando e mantendo os equipamentos desse sistema de propulsão (turbinas de propulsão, condensadores, bombas de auxiliares, engrenagens redutoras, sistema de lubrificação, sistemas de resfriamento, eixos, mancais e hélices). Cuida da produção da água por meio da operação de grupos destilatórios, realizando, também, o armazenamento e controle da água para as caldeiras e da água potável do navio.
  • Motores – trabalha com as máquinas principais e auxiliares do sistema de propulsão dos navios que utilizam as máquinas de combustão interna como fonte de potência. Assim, opera e mantém os equipamentos desse sistema de propulsão (motores diesel, turbinas a gás – turbinas que utilizam o óleo diesel especial – engrenagens redutoras, sistemas de resfriamento, sistemas de lubrificação, eixos, mancais e hélices). A Praça especialista em motores também opera e mantém os sistemas de ar condicionado, sistemas de ar comprimido, frigoríficas, máquinas de acionamento do leme, destiladores por osmose reversa, separadores de água e óleo, unidades de tratamento de águas servidas, etc.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado