Menu
Concursos & Carreiras

Inscrições para o Fies 2026 do 1º semestre terminam nesta sexta

O programa do MEC oferece mais de 67 mil vagas em instituições privadas para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos e nota mínima no Enem.

Redação Jornal de Brasília

05/02/2026 11h35

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Os estudantes interessados em financiamento para cursos superiores em instituições privadas têm até esta sexta-feira (6), às 23h59, horário de Brasília, para se inscreverem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026.

O programa do Ministério da Educação (MEC) disponibiliza mais de 67.301 vagas nesse período, parte das 112.168 ofertadas ao longo de 2026 em 1.421 instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As vagas não ocupadas no primeiro semestre serão remanejadas para o segundo.

A inscrição, que é gratuita, deve ser realizada exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login na plataforma Gov.br e informando um e-mail pessoal válido. Os candidatos podem selecionar até três opções de curso, turno, local e instituição, com possibilidade de alteração até o fim do prazo. A pré-seleção ocorrerá para apenas uma das opções escolhidas.

Durante o processo, os inscritos devem informar seu perfil, incluindo etnia, cor, condição de quilombola, pessoa com deficiência e se já concluíram o ensino superior. Para concorrer, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética das cinco provas igual ou superior a 450 pontos e sem zerar a redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa não pode exceder três salários mínimos, equivalentes a R$ 4.863 em 2026.

No caso de vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD), a comprovação será feita por laudo médico com código da Classificação Internacional de Doenças (CID). A classificação segue a ordem decrescente das notas do Enem, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. São priorizados candidatos que não concluíram o ensino superior ou que o fizeram sem benefícios anteriores de financiamento, ou com quitação de financiamentos prévios.

O Fies inclui modalidade social, reservando 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50 em 2026) e inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Os pré-selecionados nessa categoria podem solicitar cobertura integral de até 100% dos encargos educacionais, sujeita a verificação pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição, que pode exigir documentação complementar em caso de divergências.

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os aprovados terão de 20 a 24 de fevereiro para complementar a inscrição no sistema Fies Seleção. Aqueles não selecionados na chamada única entrarão automaticamente na lista de espera, com pré-seleções ocorrendo de 26 de fevereiro a 10 de abril, conforme a ordem de classificação e vagas remanescentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado