O governo federal iniciou o envio de mensagens de orientação para estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, com o objetivo de auxiliar nas diversas etapas do processo. A iniciativa inclui o recém-lançado Chat GOV.BR, um chatbot de inteligência artificial desenvolvido para facilitar o acesso a informações sobre o exame.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), as mensagens começaram a ser enviadas a partir desta sexta-feira (16) via Caixa Postal GOV.BR e WhatsApp. Elas abordam o resultado do Enem 2025 e fornecem instruções para o uso das ferramentas governamentais.
As orientações visam preparar os estudantes para as inscrições em programas de acesso ao ensino superior. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as inscrições ocorrerão de 19 a 23 de janeiro, oferecendo mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos distribuídos por 136 instituições – a maior edição da história em número de participantes.
Os resultados individuais do Enem estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível consultar a nota da redação e as pontuações das quatro áreas de conhecimento. Para os treineiros, que não concluíram o ensino médio, o boletim individual será publicado em até 60 dias após a divulgação oficial.
Além do Sisu, os estudantes poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), entre 26 e 29 de janeiro, para concorrer a bolsas de estudo. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também estará acessível via plataforma.
O governo planeja enviar mensagens personalizadas a partir de 19 de janeiro para participantes de edições anteriores do Enem, nos anos de 2023, 2024 e 2025. Milhões de estudantes de escolas públicas e privadas receberão os convites por WhatsApp e Caixa Postal GOV.BR, ampliando as oportunidades de acesso à educação superior.