O governo federal publicou decreto nesta segunda-feira (1º/12) autorizando a nomeação de 321 candidatos aprovados no concurso da PRF, mas que não haviam sido classificados dentro do total de 1.500 vagas previstas originalmente. A medida foi assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e visa reforçar o efetivo da corporação.
O certame de 2021 exigia dos candidatos nível superior completo em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B ou superior. A remuneração atual da função está em cerca de R$ 12,8 mil.
Embora o decreto conceda autorização para nomeação, ele não estabelece data para a convocação dos aprovados. A corporação — a PRF — será responsável por divulgar os atos complementares, como cronograma, procedimentos e orientações aos beneficiados pelo decreto.
Com a incorporação dos novos servidores, espera-se que a PRF aumente sua capacidade de atuação nas rodovias federais, inclusive em fiscalização de trânsito, combate ao crime organizado, enfrentamento ao tráfico de drogas e armas, prevenção de acidentes e apoio a operações integradas de segurança pública.