Ficar grávida é a realização do sonho de muitas mulheres hoje não só no Brasil, como em todo o mundo.
Depois de longos 9 meses de espera, ver o seu bebê nos seus braços é algo que não tem preço, não é mesmo?
Porém, infelizmente muitas mães depois do parto, sofrem para conseguir retomar ao trabalho.
Especialmente porque seus filhos ainda precisam de seus cuidados e muitos empregos ainda estão na fase de somente aceitar empregados que possam trabalhar presencialmente.
Se esse é o seu caso, não se preocupe. Nós separamos aqui nesse post tudo o que você precisa saber para retomar a carreira profissional após o parto.
- Entenda seu momento atual
Primeiramente, é preciso que você entenda como está o seu momento atual quando estamos falando de emprego.
Para isso, é necessário pensar em algumas perguntas, como:
- Você já está empregada no formato CLT em alguma empresa?
- Caso esteja, essa empresa ofereceu a licença maternidade?
- Agora é o momento realmente para voltar a trabalhar, ou ainda dá para passar mais alguns meses com o seu filho(a)?
Essas perguntas são importantes para entender qual o seu momento hoje. Afinal, infelizmente ainda existem empresas que acabam não contratando mulheres que tiveram filhos recentemente.
- Trabalhe pela internet como freelancer
Com a pandemia de COVID-19 nos últimos dois anos, a desconfiança das empresas em relação ao home office “caiu por terra”.
Pois, as companhias perceberam que é uma modalidade de trabalho que dá super certo, não só para o empregador mas também para o empregado.
Com isso, uma ótima forma de retomar a sua carreira profissional após o parto é prestando serviço pela internet, de forma autônoma.
Existem uma série de benefícios em adotar esse tipo de trabalho, mas os principais são:
- Não precisar enfrentar e perder tempo valioso no trânsito
- Ter a possibilidade de passar mais tempo com seus filhos
- Chance de ganhos maiores dependendo do serviço prestado
Vale ressaltar que, nem todas as profissões é possível conseguir trabalhar de forma remota,mas se esse for o seu caso, é sim uma ótima oportunidade para retomar seu crescimento profissional.
De qualquer forma, caso você não tenha conhecimento para exercer algum serviço pela internet, não se preocupe. Afinal, existem uma série de cursos, gratuitos e pagos, disponíveis para você.
Algumas das principais funções que você pode exercer trabalhando como uma profissional digital, também conhecida como freelancer são:
- Redatora Web (criação de conteúdo para sites)
- Social Media (postagens de conteúdos em redes sociais)
- Web Designer (montagem de layout para sites)
- Gestora de tráfego pago (cria e otimiza anúncios no Google Ads e Facebook Ads)
- Especialista em SEO (melhora o ranqueamento de páginas no Google sem que seja necessário investir em anúncios)
- Tradutora (traduz conteúdos para o idioma em questão)
- Assistente pessoal (prestar serviços organizando a agenda de seus futuros clientes)
- Programadora ou Desenvolvedora (exige formação mais técnica em TI)
Importante mencionar que todas as profissões da era digital, que geralmente estão incluídas dentro de 4 frentes (Marketing Digital, Designer, Programação e Dados) muitas das vezes não exigem uma graduação. Logo, um simples curso de 6 meses intensivo pode preparar você para exercer esse tipo de profissão de forma extremamente profissional.
- Monte seu negócio online
Criar um negócio online também pode ser uma ótima opção para retomar o sucesso profissional depois do parto.
Muitos profissionais do mercado afirmam que criar um negócio online pode ensinar mais do que um MBA na melhor universidade do país.
Até porque, montar um negócio exige uma série de conhecimentos, que muitas vezes você não vai ter. E que, para fazer isso dar certo, precisará correr atrás.
Já em um MBA, você terá centenas de horas aula de muita teoria, mas muitas das vezes, não terá nenhuma aula prática.
Mesmo que sua profissão não permita prestar serviços pela internet (tópico anterior), ainda sim é possível criar um negócio online com a sua expertise.
Pense em um nutricionista, por exemplo.
Normalmente, grande parte das pessoas diria que é um profissional que só consegue exercer sua profissão de forma “física”, atendendo no próprio consultório ou em residência de clientes.
Entretanto, a verdade é que esse tipo de profissional conseguiria tranquilamente trabalhar remotamente, realizando suas consultas pela internet através de plataformas como Google Meet, Zoom etc.
- Busque por mentorias profissionais
Caso ainda assim esteja com dificuldades para retomar sua carreira profissional após o parto, uma boa “sacada” seria buscar por mentorias.
Existem diversos cursos disponíveis para serem feitos, nas mais variadas áreas, desde gratuitos até pagos.
Porém, de acordo com especialista na área de marketing e negócios Isael, nada substitui uma mentoria com um profissional da sua área.
Muitas vezes, uma mentoria com alguém da sua área pode ser uma ótima forma de ganhar anos de aprendizado por um valor bem baixo.
Além disso, pense que é uma ótima forma de também fazer networking e consequentemente, ter maiores chances de ingressar novamente no mercado de trabalho.
E então, curtiu o conteúdo? Quais destas dicas você considera a mais importante para ajudar você a retomar sua carreira no mercado de trabalho?
Compartilhe abaixo sua opinião!