Estão abertas as inscrições para o programa de trainee da Ambev, que em 2020 foi reformulado para criar um processo mais diverso. Este ano, para promover a igualdade de oportunidades, a empresa desenvolveu uma plataforma de capacitação, com conteúdos preparatórios que vão ajudar os candidatos em todas as etapas de seleção. Além disso, antigas exigências que limitavam a participação de muita gente foram eliminadas. Então, em vez de um teste de inglês, a Ambev vai oferecer bolsas para os candidatos aprovados que não tenham conhecimento do idioma, por exemplo.
“O mais importante que a gente quer avaliar nos candidatos não são suas habilidades técnicas, isso eles podem desenvolver mais tarde. O que queremos são pessoas que tenham tudo a ver com a Ambev: que sonhem grande, sejam colaborativas, com criatividade e inclusivas”, explica Illana Kern, Head de Gente e Gestão na Ambev. “Sabemos que, infelizmente, nem todos os universitários do país têm acesso ao mesmo nível de educação técnica e, se nosso programa continuasse focado nesses atributos, nunca conseguiríamos de fato promover mais diversidade. Por isso, este ano optamos por valorizar as experiências pessoais dos inscritos e criamos uma plataforma de capacitação, que vai muni-los com as informações necessárias para se prepararem em todas as etapas do processo.”
São cinco etapas no programa da Ambev e todas elas serão realizadas 100% online – o que, além de proteger os candidatos, também favorece a inclusão, já que inscritos de todo o Brasil podem participar sem precisarem sair de seus estados. A plataforma de capacitação vai ajudar com diferentes tipos de conteúdo. Serão feitas, por exemplo, transmissões ao vivo com vários líderes da Ambev, para ajudar os candidatos com dicas e informações sobre as diversas áreas da companhia. A empresa também vai promover um bate-papo sobre autoconhecimento, para auxiliar os inscritos antes das entrevistas, além de disponibilizar uma série de vídeos para ajudar no processo. Semanalmente, serão compartilhadas listas com dicas de conteúdo relevante sobre temas importantes para a Ambev, em podcasts, revistas, artigos e entrevistas, por exemplo – todos conteúdos que, depois, poderão ser utilizados também em outros processos, criando uma rede de conhecimento geral da companhia.
Para avaliar a identificação dos candidatos com a cultura da Ambev, a empresa desenvolveu um game de competências – que será aplicado após o teste de lógica, que este ano ficou mais fluido e sem foco em matemática, como costumava ser antigamente. O game da Ambev vai ajudar a entender se os candidatos têm características como: adaptabilidade, cooperação, criatividade, ousadia, inovação, abertura a novos desafios, resolução de problemas e tolerância.
“Existe um estereótipo muito tradicional de quem é o trainee da Ambev e estamos nos esforçando para que deixe de ser assim. Desenvolver programas mais diversos e promover igualdade de oportunidades são caminhos que enxergamos para fazer isso acontecer. O trainee é um programa de formação dos nossos futuros líderes e, por isso, queremos encontrar pessoas que vão nos ajudar a construir uma Ambev cada vez mais diversa e plural”, finaliza Illana.
As inscrições para o programa de trainee Ambev 2020 ficam abertas até 8 de setembro, com vagas em todo o Brasil, para as áreas de Negócios, Tecnologia e Supply – que engloba a gestão das cervejarias, em diversas áreas, como logística, financeiro e Gente & Gestão, por exemplo. O salário é de R$ 7.000 e podem se candidatar universitários de qualquer curso de graduação, que tenham se formado entre junho de 2018 e dezembro de 2020. Os interessados podem acessar: https://programasambev.gupy.io/jobs/279618.
Sobre a Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma empresa inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos, sucos e água, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.