O estágio é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência na área e até mesmo conquistar um espaço no mundo corporativo. Essa etapa pode resultar em boas recomendações, relações profissionais duradouras e uma boa chance no mercado de trabalho.
Nesta quarta-feira (18), é comemorado o Dia Nacional do Estagiário. Pensando nisso, levanta-se a dúvida: o que fazer para se destacar no estágio e ter uma chance de efetivação? A diretora Ylka Liberato destaca seis dicas valiosas para os estudantes:
- Em primeiro lugar ser proativo e disponível. Os supervisores de estágio notam isso;
- Aproveite e valorize cada momento para aprender com quem tem experiência, ouça, observe, anote;
- Inicie o desenvolvimento da sua rede de relacionamentos, pois isso fará diferença na sua vida profissional;
- Em paralelo ao programa de estágio, faça cursos de aprimoramento, deixe as pessoas perceberem que você busca o seu autodesenvolvimento;
- Faça pesquisa sobre produtos, serviços, novas soluções, inovações, notícias, relacionadas ao segmento da empresa onde você está atuando. Disponibilize essas informações aos líderes que o acompanham. Normalmente eles não têm esse tempo, e você pode tornar-se um facilitador para trazer novos insights;
- Observe como está sua comunicação e pensamento estratégico, e capacidade de atuar de forma colaborativa em equipe. Peça feedbacks constantes. Aproveite o tempo de estágio para desenvolver essas três habilidades, pois serão que vão impactar sua vida profissional para sempre.
“O programa de estágio é a porta de entrada de um jovem profissional no mundo corporativo. Nesse sentido, além das organizações trazerem uma contribuição social, também se beneficiam do ganho de ter um ‘sangue novo’ oxigenando a companhia. Normalmente os estagiários não vem com o que chamamos de “vícios corporativos”. Se as empresas souberem aproveitar essa energia, o pensamento criativo, e a vontade de contribuir com ideias inovadoras do estagiário, os dois lados ganham muito”, explica Ylka. Hoje diretora de uma multinacional, Ylka Liberato também começou a carreira sendo estagiária e trainee.
A importância dos estagiários para as empresas
A especialista em empreendedorismo, Juliana Guimarães, explica que as questões relacionadas ao estagiário têm se tornado essencial não apenas para o bom desenvolvimento das organizações, mas também para o bem-estar da economia.
“A grande vontade dos estagiários em colocar em prática todos os conceitos aprendidos na faculdade faz do estagiário um dos profissionais mais bem-vistos pelas empresas. Além disso, o estágio antecipa a preparação e a formação de um quadro qualificado de recursos humanos e permite a descoberta de novos talentos, preparando a empresa para o futuro”, pontua.