Da Redação
redacao@grupojbr.com
Publicado nesta quinta-feira (5), o edital do concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) oferece 300 vagas para o cargo de escrivão, com salário de R$ 8.698,78.
Podem participar do processo seletivo profissionais com curso superior em qualquer área e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria “B” ou superior.
Do total de oportunidades em disputa, 225 são para ampla concorrência, 15 reservadas a pessoas com deficiência e 60 voltadas a candidatos que se autodeclararem negros.
O regime de trabalho exige dedicação integral, incompatível com o exercício de outras funções públicas ou privadas. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Conheça, a seguir, as atividades que fazem parte da rotina de trabalho do escrivão, conforme as atribuições descritas no edital e no regimento interno da PC DF:
- Desempenhar atividades relativas ao cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, termos circunstanciados, sindicâncias, processo administrativo disciplinar e demais serviços cartorários de apoio à autoridade policial;
- Planejar, controlar e executar todas as atividades específicas de cartório;
- Providenciar o recolhimento das fianças prestadas;
- Certificar as atividades cartorárias realizadas;
- Acompanhar a autoridade policial nas diligências externas, quando necessário ao desenvolvimento de atividades cartoriais;
- Executar os registros das atividades cartorárias;
- Prestar contas ao chefe imediato do valor das fianças recebidas e custas depositadas, bem como acautelar objetos e valores ausentes;
- Atuar em processos de natureza administrativa;
- Executar outras atividades decorrentes de sua lotação;
- Cumprir e fazer cumprir o presente regimento, regulamentos administrativos e leis em vigor;
- Desempenhar outras atividades que se enquadrem no âmbito de suas atribuições ou determinadas por superior hierárquico e inerentes à atividade policial.
Com informações do Jornal do Concurso