Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Concursos & Carreiras

Como manter a organização no EAD?

A pandemia do coronavírus fez com que as rotinas e os costumes mudassem, a fim de respeitarem o isolamento e o distanciamento social implementados para garantir mais segurança às pessoas. Assim como o trabalho foi adaptado para o modelo home office, as instituições de ensino se viram na obrigação de adaptarem os estudos para a modalidade de ensino à distância (EAD).

Tanto os alunos de ensino fundamental e médio quanto os alunos do ensino superior tiveram que se adaptar para estudarem dentro do conforto de casa. As instituições de ensino superior oferecem cursos de graduação e de pós-graduação ead nas mais diversas áreas, o que auxilia aqueles que não queriam deixar de estudar por conta da situação de pandemia.

Por ficar dentro de casa, é comum que as pessoas percam um pouco da atenção e da organização para estudarem. Conheça algumas dicas de como manter a organização no EAD.

Crie uma rotina de estudo

Assim que a quarentena foi decretada no Brasil, as pessoas se viram obrigadas a ficarem dentro de casa, tendo de mudar as rotinas de estudo e de trabalho. Estudar no conforto de casa pode ser uma tarefa difícil, porque existem muitas coisas que ajudam no desvio da atenção e na perda do foco do estudo, como televisão, videogames e computadores.

Uma das melhores formas de manter a organização no EAD é criar uma rotina de estudos. Assim como no momento anterior à pandemia as pessoas tinham uma rotina de acordar cedo, sair para trabalhar e voltar para casa a fim de se prepararem para estudar, o mesmo deve ser feito durante esse período de isolamento social.

Por exemplo, um estudante graduado em Engenharia, curso que dura por volta de cinco anos, estava acostumado a sair de casa cedo, trabalhar e ir para a faculdade. Agora, com o modelo de ensino a distância, é importante que esse estudante lembre de como era a sua rotina durante a graduação, a fim de conseguir manter o foco em sua pós-graduação de Engenharia, Produção e Construção EAD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não continue com as roupas que dormiu na hora de estudar

Por estarmos dentro de casa o tempo todo, é comum dar aquela preguiça na hora de trocar o pijama para estudar. Se você deseja manter um ritmo de estudos e uma boa organização para conseguir levar o seu curso de pós-graduação adiante, lembre-se de não ficar de pijamas o dia todo, porque isso pode influenciar na sua vontade de voltar para a cama e ser improdutivo.

Se estiver fazendo um curso de pós-graduação ead em Direito, por exemplo, tente criar uma rotina dentro de casa, na qual você, assim que acordar, coloca uma roupa confortável para ficar em casa, mas que não seja um pijama ou uma roupa que usa para dormir, porque isso só aumentará a sua vontade de voltar a dormir.

Para manter a organização, acorde, troque de roupa, abra os livros, ligue o computador e comece a estudar, a fim de se especializar ainda mais nos âmbitos do Direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defina um local para estudar

Na instituição de ensino superior, é comum que existam laboratórios e salas adequadas para os diferentes tipos de cursos de pós-graduação. Ao ficarmos em casa, essas facilidades das instituições de ensino não se fazem presentes, o que ocasiona numa improvisação do aluno na hora de definir um local para estudar.

Por estarmos dentro de casa, é comum nos distrairmos com coisas ao nosso redor, principalmente por serem coisas de nosso agrado, como nossos livros favoritos, nossos jogos, nossos videogames e até os nossos celulares. Ao definir um local para estudar, priorize um lugar em sua casa onde a distração com coisas alheias seja a mínima possível, ou seja, evite estudar em sua cama.

Seja numa escrivaninha, numa mesa de cozinha ou de sala de estar, é importante ter um local de estudo definido para garantir uma maior organização no EAD. Separe um espacinho em sua casa para colocar o computador, os cadernos, os lápis e canetas e prepare-se para estudar. Ao ter um local definido para o seu estudo, é garantia de que você estará mais focado para levar o curso adiante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Respeite os horários definidos

Estudar no modelo de ensino à distância conta com a vantagem de flexibilidade dos horários, mas isso não significa que é bom manter horários completamente desregulados. Se as aulas do seu curso de pós-graduação ead em Marketing, por exemplo, são lecionadas ao vivo das 7 às 11 horas da manhã, tente estar presente nesse horário e assistir à aula de forma simultânea.

Os cursos EAD oferecem a possibilidade de os alunos assistirem aulas gravadas, o que ajuda muito aos que precisam ter horários mais flexíveis, mas o que atrapalha os que são mais desleixados e não se preocupam em assistir às aulas nos  horários corretos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como seria numa situação de estudo presencial, que conta com aulas em horários definidos, é importante respeitar os horários durante os cursos na modalidade de ensino a distância. Não passe madrugadas em claro assistindo às aulas que acabou esquecendo de ver. Mantenha uma rotina de horários pré-definidos e veja a sua organização no EAD se tornando cada vez melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Movimente-se e hidrate-se

Em hipótese alguma você deve ficar o tempo todo na frente do computador estudando em seu curso de pós-graduação EAD sem ter pausas para comer, se alongar e se hidratar. É muito importante, de tempos em tempos, levantar da cadeira, alongar um pouco os braços e pernas, andar pela casa e tomar um pouco de água, a fim de manter uma boa saúde.

Tente, também, criar uma rotina de atividade física dentro de casa. Ao ficarmos o tempo todo na frente do computador estudando e trabalhando, é comum não termos vontade de levantar para se alongar, para comer direito e para fazer exercícios, que são essenciais para termos uma boa saúde.

Após o término de cada aula, levante um pouco, beba uma água, se alimente corretamente e ande um pouco pela casa, a fim de evitar o sedentarismo e garantir uma rotina mais ativa, por mais que seja feita dentro de casa.






Você pode gostar