Menu
Concursos & Carreiras

Como estudar medicina na Argentina

Jornal de Brasília

16/07/2021 0h26

Atualizada 23/07/2021 0h29

Estudar medicina na Argentina é uma possibilidade real que já atraiu milhares de brasileiros às universidades públicas e privadas do país vizinho, tanto as da capital, Buenos Aires, quanto em cidades do interior, como Rosário, Córdoba, La Plata e Mendoza.

Mas vale mesmo a pena deixar o Brasil para viver essa experiência na terra dos “hermanos”? Os processos de ingresso nas escolas médicas argentinas são realmente descomplicados?

Respostas para estas perguntas não são difíceis, pois existem muitas vantagens para os estudantes brasileiros que escolhem as universidades argentinas como destino para a graduação em medicina.

Algumas estão destacas abaixo e você poderá conferir claramente que vale muito a pena incluir essa possibilidade de realizar a tão sonhada carreira médica no incrível país sul-americano. 

Por que fazer medicina na Argentina?

Os altos custos do curso de medicina nas universidades privadas do Brasil é um dos motivos que estão no topo da lista de motivos que levam os brasileiros a buscar a Argentina como destino para estudar medicina. Além disso, a disputa por vagas nas universidades públicas nacionais é muito alta, tal que, depois de tantas tentativas, muitas vezes a busca se torna desanimadora.

Em contrapartida, na Argentina a lei exige que escolas públicas estejam disponíveis para todos os graduados do ensino médio, inclusive para estudantes internacionais, sem custo de mensalidade. No entanto, as instituições privadas cobram taxas que podem variar de escola para escola, mas com foi dito acima, muitas com valores bem mais acessíveis do que no Brasil.

As universidades argentinas também são proibidas de dificultar a admissão impondo exames de ingresso rigorosos. Como resultado, conseguir uma vaga na faculdade de medicina é muito mais fácil na Argentina do que em diversos outros países.

Somado a tudo isso, as universidades argentinas são reconhecidas pelo ensino de alta qualidade, com grandes referências e menções na comunidade acadêmica mundial. Várias instituições do país constam nos mais renomados rankings internacionais, com a UBA (Universidade de Buenos Aires) que ocupa a posição 69 no QS World University Rankings 2022 (já publicado), sendo a única universidade da América Latina entre as 100 melhores do mundo.

Qual é a duração do curso de medicina na Argentina?

Assim como na maioria dos países, a faculdade de medicina dura seis anos na Argentina, com alguns programas que se estendem por sete anos. Este é o caso da Universidade de Buenos Aires, que prevê um ano completo de estudos antes do início oficial das aulas da graduação. É também obrigatório dedicar oito meses em serviços comunitários não remunerados, antes de obter o diploma nas escolas de medicina argentinas.

Como é o processo de ingresso no curso de medicina na Argentina para estudantes internacionais?

Existem 46 universidades na Argentina que oferecem o curso de medicina. Nelas, é claro, diferentes carreiras se destacam. Por sua vez, a relação entre o ensino público e privado é bastante equilibrada, com 20 universidades públicas e 26 privadas.

Grande parte dos estudantes estrangeiros que chegam à Argentina se concentram nas faculdades de medicina. Para o ingresso é preciso primeiro escolher a instituição desejada, entrar em contato dentro do prazo determinado para inscrição e procurar preencher todos os requisitos em relação à documentação e demais processos. Geralmente estas informações detalhadas constam no site da universidade. É possível também contratar uma consultoria especializada em intercâmbio estudantil para facilitar os trâmites.

Os aspirantes à graduação em medicina na Argentina, procedentes de outros países, precisam de um visto de estudante, principalmente porque, é claro, vão permanecer no país por mais de três meses. O processo de pedido de visto varia de acordo com a nacionalidade. Por exemplo, países do bloco Mercosul, como o Brasil, têm facilidade na solicitação de vistos para fins educacionais, incluindo a realização de cursos de graduação ou pós-graduação.

As aulas nas escolas medicas argentinas são ministradas exclusivamente em espanhol, portanto, ser fluente no idioma é essencial. Embora não haja exames de admissão como o vestibular para o ingresso no curso de medicina, a proficiência em espanhol é o único verdadeiro pré-requisito imposto pelas escolas médicas da Argentina. Mesmo assim, a fluência em uma segunda língua também pode ser incluída como ponto positivo para estudar no país vizinho, pois enriquece bastante o currículo.

Conheça, então, algumas das principais escolas médicas da Argentina:

1. Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires (UBA)

De acordo com qualquer ranking universitário, a Universidade de Buenos Aires tem a melhor faculdade de medicina da Argentina. O ingresso na instituição, além da documentação convencional, acontece com a inscrição no Ciclo Básico Comum (CBC), que deve ser feita presencialmente. Apenas depois de passar por este ciclo de matérias básicas e introdutórias para o curso de medicina, o aluno garantirá sua vaga na universidade. O programa médico da UBA é dividido em quatro ciclos:

1º – Ciclo Básico Comum – com conteúdo do primeiro ano de estudo, que corresponde ao nivelamento de entrada em todos os departamentos da universidade.

2º – Ciclo Biomédico – que tem como objetivo compreender fundamentos da medicina nos níveis biológicos, psicológicos e sociais, através de disciplinas como anatomia, histologia, biologia celular, embriologia, entre outras. Este ciclo tem duração de dois anos e meio.

3º – Ciclo Clínico – uma continuação dos fundamentos da medicina junto com o estudo prático em hospitais universitários ou em hospitais associados ao corpo docente. Também com duração de dois anos e meio.

4º – Ciclo de estágio rotativo anual – finalmente, realizado integralmente nas unidades hospitalares de ensino, é a etapa onde os alunos aplicam, na prática, os conhecimentos adquiridos. O modelo é similar ao da residência médica, porém em outro nível, requerendo uma supervisão mais intensa.

2. Universidade Nacional de La Rioja (UNLaR)

A Universidade Nacional de La Rioja está localizada na província homônima, Noroeste da Argentina, e oferece um diploma de medicina em tempo integral de seis anos. Esta é uma universidade pública gratuita dedicada ao ensino e pesquisa, e trabalha com alguns hospitais universitários associados.

3. Faculdade de Medicina da Universidade de Salvador (USAL)

A Universidade de Salvador é uma instituição católica em Buenos Aires, fundada em 1955, sendo a universidade particular mais antiga da Argentina. A USAL conta com um grande número de alunos na graduação e pós-graduação, inclusive estrangeiros. A faculdade de medicina da Universidade de Salvador oferece o curso em seis anos e é uma das melhores escolas médicas do país.

4. Faculdade de Medicina da Universidade de Mendoza (UM)

A Universidade de Mendoza é uma instituição privada com sede na cidade de Mendoza, ao Norte da Argentina. Fundada em 1959, sua faculdade de medicina conta com especializações em clínica médica e também em cirurgia, patologia clínica e muitas outras áreas. O programa médico na UM dura cinco anos, com mais um ano de prática final obrigatória. Neste sexto ano, os alunos alternam entre as principais especialidades: medicina interna, pediatria, cirurgia, ginecologia, assistência primária e assistência primária rural.

5. Escola de Medicina da Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo)

A Universidade de Cuyo, maior universidade da província de Mendoza, conta com 12 escolas acadêmicas, incluindo a faculdade de medicina. A carreira médica dura seis anos e é dividida em dois ciclos: o Ciclo Básico e o Ciclo Clínico. No sexto ano o estudante irá realizar o estágio final obrigatório em diferentes áreas da medicina como medicina interna, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, administração de Saúde, entre outras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado