Menu
Concursos & Carreiras

Como aprender uma nova língua pela internet?

Jornal de Brasília

29/06/2021 14h00

Nos últimos anos, o bilinguismo tem sido cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho, além de ser uma ótima forma de expandir nossas culturas. Por esse motivo, aos poucos, a demanda por cursos de idiomas vem aumentando consideravelmente entre os brasileiros — que enxergam no domínio de uma nova língua a expansão de oportunidades, principalmente no trabalho.

O inglês e o espanhol estão entre as mais buscadas, mas há quem queira aprender outros idiomas, como italiano, francês, japonês, coreano, árabe, entre muitas outras. O que é totalmente justificável, já que, com a crescente globalização mundial, há muitas razões para inseri-los em nossas vidas. 

Mas, afinal, será que é mesmo necessário estar dentro da sala de aula para praticar uma língua estrangeira? Com a praticidade da internet, a resposta não poderia ser mais clara: não mesmo!

Uma ótima opção para quem deseja estudar pela web são os cursos online, que, além de práticos por serem acessados de qualquer lugar, também são uma ótima saída para alunos que não dispõem de muito tempo. No entanto, eles estão longe de ser a única alternativa.

No artigo a seguir, você confere várias outras formas de aprender uma nova língua pela internet. Confira!

Formas de aprender uma nova língua pela internet

  1. Apps especializados

Tanto para alunos com sistema iOS quanto Android, há diversas opções de cursos de idiomas por aplicativo. Esse formato busca ensinar de forma dinâmica e rápida o vocabulário do dia a dia em pequenas lições.

A ideia é se aproximar do idioma sem ter que dedicar um horário exclusivo: tudo que o aluno precisa para aprender uma nova língua é de uma boa conexão de internet móvel, o aplicativo instalado e alguns minutos livres.

Alguns aplicativos que oferecem esses serviços são o Duolingo, o Rosetta Stone e o Memrise. Cada um tem uma proposta diferente, mas todos funcionam de modo intuitivo e oferecem idiomas como inglês, espanhol, italiano, mandarim, japonês, alemão, coreano e até klingon.

  1. Canais do youtube e podcasts

Apesar dos aplicativos fazerem sucesso, há pessoas que preferem aprender uma nova língua pela internet com técnicas de imersão. Uma ideia é acompanhar canais do Youtube e podcasts que ensinam idiomas estrangeiros de forma acessível e gratuita.

Quer aprender italiano? Conheça o canal Itália com Ana Paula! Já para quem prefere aprender em áudio, que tal escutar um podcast? O Learn English foi criado pelo British Council justamente para ajudar os alunos nessa missão!

E o podcast de crônicas Radio Ambulante é um dos maiores podcasts latinoamericanos e vai ajudar você a treinar o espanhol. Ele ficou conhecido pelo trabalho jornalístico e por contar as histórias não contadas da América Latina. Além de aprender o idioma, você aprende cultura.

Para quem já passou da fase iniciante, esse tipo de conteúdo também é útil para desenvolver os conhecimentos: além da gramática, você descobre as expressões linguísticas, a conversação de nativos e ainda se diverte. Uma dica é o podcast britânico The Allusionist, que conta a história da língua em si e a origem de palavras e termos coloquiais. 

  1. Filmes e séries

Mesmo sendo estudo, adquirir uma língua nova também pode trazer diversão. Se você quer acompanhar sua série favorita ou escolher um filme para o dia, que tal trocar as legendas em português pelo idioma original? A próxima maratona pode virar aprendizado. O melhor é que você começa a aprender a língua pelo contexto, o que ajuda a desenvolver vocabulário de nativos.

Também é uma ótima oportunidade para quem já sabe inglês expandir os conhecimentos em outros idiomas: há plataformas de streaming com conteúdo de todo o mundo em diversos contextos culturais. As séries coreanas, que andam fazendo sucesso, podem ser encontradas tanto na Netflix quanto na Viki, plataforma dedicada a elas.

  1. Conversação ao vivo

Para quem quer aprender uma língua pela internet pela praticidade, mas gosta do clima de aula, vale a pena investir em um curso à distância. Existem escolas que oferecem cursos para turmas ou particulares, em que o professor conversa com os alunos ao vivo.

Além de tornar o aprendizado mais rápido e ajudar você a ficar imerso no idioma, essa modalidade tem a vantagem tecnológica de poder ser feita de qualquer lugar. Com a pandemia e as novas formas de ensino, ela tem sido buscada cada vez mais por quem busca aprender novos idiomas.

Já para quem já está mais fluente no idioma, é possível também organizar encontros via videoconferência para praticar com amigos e outros alunos. É uma ótima forma de aprender e se divertir no processo.

Viu só como é fácil?

Começar a aprender uma nova língua pela internet não é difícil: muitos conteúdos para iniciantes são gratuitos e existem comunidades digitais em todos os idiomas. Em outras palavras, existe espaço tanto para quem prefere a estrutura de cursos quanto para o aprendizado pela imersão. 

Para aproveitar ao máximo, o aluno deve ter dispositivos com capacidade para instalar esses aplicativos, boa vontade para aprender e uma internet banda larga de qualidade para tornar o processo mais fácil. Seja em uma aula semanal com amigos ou em exercícios rápidos na rotina, logo o idioma será mais acessível. Bons estudos!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado