A pandemia do novo coronavírus mudou para sempre a forma de ensinar e aprender. A crise tornou-se uma oportunidade de derrubar alguns preconceitos e mostrar que a modalidade de educação a distância — conhecida como EAD — pode ser tão eficaz no aprendizado quanto o ensino presencial, caso seja aplicada da maneira adequada.
Com plataformas on-lines cada vez mais inteligentes e a adoção de novos métodos de ensino, a experiência de estudar à distância trouxe muitas vantagens. No caso de quem aprende outra língua, a tendência já era esperada no mercado. “Nesse sentido, foi muito positivo. A pandemia acelerou um processo que já estava acontecendo aos poucos. Por meio da tecnologia, conseguimos dar continuidade ao nosso trabalho de ensinar outro idioma. Claro que tivemos dificuldades e obstáculos, mas a cada dia aprimoramos mais”, pondera Kelly Cristine, sócia-proprietária das unidades da Skill Idiomas em Ceilândia.
O conhecimento em outra língua é pré-requisito de muitas das contratações profissionais e seleções de intercâmbios. “Além disso, várias informações disponíveis na internet se encontram em outras línguas, tornando a o conhecimento ainda mais necessário”, destaca e Vagner Bontempo, sócio da Skill, sobre a importância desse investimento.
E a tendência veio para ficar. De acordo com uma pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo em parceria com o Instituto Toluna, a pandemia vai fortalecer o ensino híbrido no país, modelo que combina aulas presenciais e on-line. O estudo entrevistou 1.500 jovens das classes A, B e C de diferentes regiões brasileiras. Para 73% deles, nos próximos anos o ensino pode mudar para esse estilo de vez.
Na avaliação de Bontempo, é possível aprender com fluência por meio da plataforma. “Existem muitas ofertas para os mais variados níveis, desde o básico até cursos de aperfeiçoamento avançados. Nosso sistema foi adaptado e todos os nossos professores treinados para trabalhar à distância com a mesma excelência”, conclui.
Sobre a Skill
A marca Skill possui mais de 45 anos de excelência no mercado de idiomas e pertence à Pearson – líder mundial no desenvolvimento de soluções para a educação e de cursos de idiomas no Brasil. Somente em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, são quatro unidades espalhadas pelos bairros da cidade.