Um dos passos mais importantes e potencialmente desafiadores para iniciar uma empresa é escolher um nome para ela.
Para alguns, escolher um nome de empresa é o primeiro passo abordado porque é simples, rápido e óbvio para o proprietário da empresa. Para outros, é uma luta para identificar um nome de empresa que realmente engloba a empresa e tudo o que ela representa.
Mesmo que você tenha uma ideia de como chamar sua empresa, confira essas cinco dicas sobre como escolher um nome de empresa para ter certeza de que você está escolhendo o nome certo para sua marca.
Principais Pontos
- Comece esclarecendo que tipo de mensagem você deseja que sua marca transmita.
- Organize uma sessão de brainstorming com vários membros da equipe para reunir o maior número de nomes.
- Verifique a disponibilidade de domínios e se um concorrente usa ou não um nome semelhante.
- Registre o nome da sua empresa como uma marca comercial para protegê-lo de ser usado por outra pessoa.
Esclarecer a essência do seu negócio
A melhor maneira de iniciar o processo de escolha de um nome para o seu negócio é revisando o espírito do seu negócio e marca. Considere sua declaração de missão, seu plano de negócios e sua proposta de venda exclusiva. E não se esqueça de pensar no seu público-alvo e no que você aprendeu em sua pesquisa de mercado.
Algumas perguntas que podem guiá-lo ao escolher um nome para sua empresa incluem:
- Que mensagem você deseja retratar através do nome da sua empresa?
- O que torna a sua marca única?
- Quais são suas maiores prioridades para o nome da sua empresa? Você quer que seja fácil de pronunciar, diferente e único, diretamente relacionado aos seus produtos e serviços, etc.?
- O que você quer que as pessoas pensem e sintam quando virem o nome da sua empresa?
- Qual é a estrutura da sua empresa e o nome da sua empresa usará uma abreviação relacionada, como LTDA ou EPP?
- Quais são os nomes da sua concorrência? O que você gosta e não gosta nesses nomes comerciais?
- O comprimento do nome importa? Em caso afirmativo, você quer um nome curto ou um nome mais longo?
Realize uma sessão de brainstorming
Depois de ter uma noção do que você quer que o nome da sua empresa representa, é hora de ser criativo. Na verdade, quanto mais criativo e livre de pensamento você puder ser durante esta fase, mais ideias você gerará e mais possibilidades terá para escolher.
Realize uma série de sessões de brainstorming, algumas por si mesmo e algumas com todos da sua equipe para criar o maior número possível de ideias de nomes de negócios.
Durante seu brainstorming, mantenha a essência do seu negócio em mente, mas também deixe suas ideias fluírem sem restrições.
Você também pode usar um gerador de nomes para empresas para que as ideias fluam de forma mais rápida durante o brainstorming.
Algumas maneiras comuns de iniciar uma sessão de brainstorming incluem, criação de listas, mapeamento mental e associação de palavras.
Atividade de Nome Empresarial
Escreva palavras associadas à sua empresa em pedaços de papel e, em seguida, misture e combine em diferentes combinações para gerar ideias de negócios.
Dê tempo ao tempo.
Agora que você realizou suas sessões de brainstorming e tem uma lista de possibilidades, é hora de revisar e analisar seus resultados. Analise sua lista e remova todos os nomes que não são candidatos, classifique nomes semelhantes e marque os nomes que imediatamente ressoam com você. Algumas coisas a considerar ao avaliar os bons nomes dos maus são:
- O nome indica o que é o seu negócio? Embora existam muitos nomes de empresas que não revelam o que fazem, como Google ou Amazon, como um proprietário de pequenas empresas, é vantajoso escolher um nome que diga às pessoas sobre o que você é.
- Isso o diferencia da sua concorrência?
- É fácil de lembrar?
- É fácil de pronunciar, o que está se tornando cada vez mais importante com o uso de assistentes de voz, como Siri, Alexa e Google Assistant?
- Ele se encaixa com o seu tom de negócio e marca? Se você tem um negócio sério, você pode não querer um nome caprichoso.
Observação
Ao examinar suas ideias, é importante deixar seus conceitos e preconceitos se resolverem antes de criar sua lista restrita dos melhores nomes possíveis.
Quando você tiver sua lista restrita de nomes comerciais em potencial, vá embora, faça outra coisa – durma pensando nela.
Escolher um nome para sua empresa é uma grande decisão, pois acabará representando sua marca. (Também será meticuloso e caro mudar no futuro). Deixe suas ideias percolarem por um ou dois dias, depois volte e revise-as novamente.
Em muitos casos, após um breve hiato, você retornará e saberá instantaneamente qual de suas opções é o nome comercial certo. E se nenhuma das possibilidades parecer certa, inicie seu processo de brainstorming novamente.
Verificar disponibilidade
Antes de decidir o nome da sua empresa, verifique se ela está disponível. Se o nome já estiver em uso, for uma marca registrada ou um nome de domínio, reconsidere usá-lo.
Observação
Se o nome da empresa que você escolheu já estiver registrado, você não poderá usá-lo sem correr o risco de ser processado.
Pesquise o banco de dados do INPI. Você também deve executar uma série de pesquisas com o Google e outros mecanismos de pesquisa para o nome da empresa desejada para se certificar de que não há outra empresa já usando seu nome.
Parte de sua pesquisa de disponibilidade deve incluir uma pesquisa de nome de domínio se você pretende ter um site para promover sua empresa, produtos e serviços. Se o nome da sua empresa não estiver disponível como um domínio, você pode considerar usar uma abreviação, hifens ou um domínio alternativo de nível superior, como .org.
No entanto, é importante considerar também como será fácil para clientes em potencial lembrar ou usar o domínio para encontrar seu site.
Se eles esquecerem de usar o hífen ou digitar .com.br em vez de .net, você pode perdê-los para sua concorrência. Idealmente, os nomes de domínio devem ser curtos e sem hifens. Se você tiver que ser excessivamente criativo em um nome de domínio, convém mover sua lista de possibilidades de nome comercial para a próxima ideia, se houver um nome de domínio melhor disponível.
Nome de Domínio
Para obter melhores resultados, escolha um domínio com .com.br e sem hifens para facilitar o uso da assistência por voz e entender como acessar seu site.
Registre Seu Negócio
Proteja o nome da sua empresa registrando-o junto às autoridades estaduais. Se você tiver uma sociedade de responsabilidade limitada, uma corporação ou uma sociedade limitada no Brasil, precisará registrar a própria empresa, que também registrará seu nome comercial.
Se a sua empresa for uma empresa individual ou uma parceria geral, você geralmente não precisa registrar sua entidade comercial no estado, mas, em vez disso, através do condado e/ou cidade onde sua empresa está localizada.
Se você é um proprietário único, você pode optar por arquivar um nome de “fazer negócios como” para que você possa usar um nome comercial diferente do seu próprio nome legal. Você pode registrar um nome fantasia com seu estado ou funcionário da sua cidade.
Não é necessário, mas você também pode querer registrar seu nome comercial para uma marca comercial, para protegê-lo do uso por outra pessoa.
Perguntas frequentes
Como você verifica se os nomes comerciais estão disponíveis de graça?
Para descobrir se o seu nome comercial em potencial já está sendo usado ou é de marca registrada, use o sistema de pesquisa do INPI. Você pode usar o Google para procurar nomes de domínio disponíveis.
Como faço para criar um nome comercial cativante?
Atividades de brainstorming como associação de palavras podem ajudá-lo a criar um nome único e cativante. No entanto, se você é uma pequena empresa, certifique-se de usar um nome relacionado ao que sua empresa faz para que seus clientes em potencial possam encontrá-lo.