Menu
Concursos & Carreiras

3 dicas para quem está pensando em se especializar em pediatria

Arquivo Geral

18/02/2022 1h48

Atualizada 11/12/2024 14h57

Estudantes com todos os tipos de interesses acham que a faculdade de medicina é uma boa opção para eles, incluindo aqueles que amam estar perto de crianças. Muitos médicos constroem carreiras satisfatórias que combinam a prática da medicina e o trabalho com pacientes muito jovens – eles são pediatras.

Nem todo mundo é destinado à carreira de pediatra, mas é uma ótima opção para estudantes que têm as qualidades certas. Paciência, boa comunicação, empatia, habilidade em lidar com crianças e facilidade em notar sinais silenciosos são apenas algumas das características que formam um bom profissional nessa área médica.

Mas, além disso, os estudantes de medicina que estão pensando em focar nessa área devem se atentar a fatores bastante relevantes como os cursos de especialização e o mercado de trabalho.

Confira algumas dicas:

Busque cursos qualificados

Ser um bom pediatra requer uma combinação única de qualidades e habilidades técnicas que só podem ser adquiridas com a educação e treinamento adequados.

Portanto, se você estiver interessado em seguir carreira, é importante comparar as escolas de medicina e escolher um curso de pediatria que se aprofunde não só na anatomia e particularidades infantis, quando na infinidade de doenças que podem acometer as crianças.

Analise o mercado de trabalho

Tendo em vista que, atualmente, há uma grande demanda por pediatras no Brasil, tanto na saúde pública, quanto privada, as possibilidades de emprego para quem escolhe essa carreira são grandes.

O especialista pode trabalhar tanto em clínicas e hospitais infantis, quanto em áreas de pesquisa e instituições voltadas para crianças, como creches, orfanatos e ONGs.

Invista em uma especialização

Ainda entre as oportunidades dessa área, a subespecialização é um grande diferencial para o pediatra. Além dos segmentos como cardiologia, imunologia ou gastroenterologia pediátrica, há opções de cursos voltados para temas como prematuridade, UTI pediátrica e puericultura.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado