Exercer liderança não é uma tarefa fácil. Muitos, inclusive, confundem líder com chefe, sem saber que são completamente diferentes um do outro.
O chefe exerce uma relação autocrática de poder, perante seus funcionários. O líder, por sua vez, exerce a democracia em seu ambiente profissional, além de ser capaz de inspirar aqueles em seu redor a se entregar de corpo e alma em suas tarefas.
Como exercer liderança da forma correta?
Ser um bom líder pode resultar diretamente no sucesso de sua empresa. Para isso, é preciso estar sempre disposto a aprender (inclusive com outros colaboradores). Uma das melhores opções para adquirir mais conhecimento é investir em um curso de liderança, onde profissionais qualificados poderão ajudar nessa missão.
É importante ressaltar que todos possuem capacidade para se tornarem líderes. Independentemente se você já atua ou não nos cargos mais altos dentro de uma organização.
A seguir, confira algumas maneiras de como se pode exercer a liderança dentro do seu ambiente de trabalho.
Conheça a si mesmo
Antes de exercer uma gestão estratégica de pessoas, é preciso ter autoconhecimento. Saber seus pontos fortes e fracos é extremamente importante para saber o que você tem de melhor a oferecer, além de descobrir aquilo que necessita ser aperfeiçoado.
Comunicação
Aprimorar a comunicação, visando uma linguagem clara e objetiva, é essencial para quem deseja ser um bom líder. Dessa forma, problemas tendem a ser evitados.
Cursos sobre como falar em público são muito recomendados para desenvolver esta habilidade e adquirir a entonação correta da fala.
Além disso, permita que seus liderados também possam se comunicar com você.
Conhecer sua equipe
Cada indivíduo possui personalidades e qualidades diferentes. Conhecer aqueles que você lidera é um dos passos mais importantes e que mais requerem atenção. Assim, a administração da equipe ocorrerá de maneira mais correta.
<h3>Outras boas práticas</h3>
- Tenha empatia;
- Trabalhe seu equilíbrio emocional;
- Seja honesto;
- Seja um exemplo a ser seguido;
- Assuma seus erros;
- Desafie seus funcionários;
- Tenha um planejamento;
- Saiba dar feedbacks construtivos.
O que não fazer?
Tão necessário quanto saber o que se deve fazer para exercer liderança da maneira correta, é descobrir aquilo que se deve evitar.
- Não critique um colaborador em público;
- Não crie metas inalcançáveis;
- Evite ser inflexível;
- Não adie tomadas de decisões;
- Jamais torne a sua vontade como a única correta.