Menu
Concursos & Carreiras

11 maneiras de exercer liderança em sua empresa

Arquivo Geral

01/10/2022 0h01

Atualizada 11/12/2024 17h08

Group of business partners discussing strategies at meeting in office

Exercer liderança não é uma tarefa fácil. Muitos, inclusive, confundem líder com chefe, sem saber que são completamente diferentes um do outro.

O chefe exerce uma relação autocrática de poder, perante seus funcionários. O líder, por sua vez, exerce a democracia em seu ambiente profissional, além de ser capaz de inspirar aqueles em seu redor a se entregar de corpo e alma em suas tarefas.

Como exercer liderança da forma correta?

Ser um bom líder pode resultar diretamente no sucesso de sua empresa. Para isso, é preciso estar sempre disposto a aprender (inclusive com outros colaboradores). Uma das melhores opções para adquirir mais conhecimento é investir em um curso de liderança, onde profissionais qualificados poderão ajudar nessa missão.

É importante ressaltar que todos possuem capacidade para se tornarem líderes. Independentemente se você já atua ou não nos cargos mais altos dentro de uma organização.

A seguir, confira algumas maneiras de como se pode exercer a liderança dentro do seu ambiente de trabalho.

Conheça a si mesmo

Antes de exercer uma gestão estratégica de pessoas, é preciso ter autoconhecimento. Saber seus pontos fortes e fracos é extremamente importante para saber o que você tem de melhor a oferecer, além de descobrir aquilo que necessita ser aperfeiçoado.

Comunicação

Aprimorar a comunicação, visando uma linguagem clara e objetiva, é essencial para quem deseja ser um bom líder. Dessa forma, problemas tendem a ser evitados.

Cursos sobre como falar em público são muito recomendados para desenvolver esta habilidade e adquirir a entonação correta da fala.

Além disso, permita que seus liderados também possam se comunicar com você.

Conhecer sua equipe

Cada indivíduo possui personalidades e qualidades diferentes. Conhecer aqueles que você lidera é um dos passos mais importantes e que mais requerem atenção. Assim, a administração da equipe ocorrerá de maneira mais correta.

<h3>Outras boas práticas</h3>

  • Tenha empatia;
  • Trabalhe seu equilíbrio emocional;
  • Seja honesto;
  • Seja um exemplo a ser seguido;
  • Assuma seus erros;
  • Desafie seus funcionários;
  • Tenha um planejamento;
  • Saiba dar feedbacks construtivos.

O que não fazer?

Tão necessário quanto saber o que se deve fazer para exercer liderança da maneira correta, é descobrir aquilo que se deve evitar.

  • Não critique um colaborador em público;
  • Não crie metas inalcançáveis;
  • Evite ser inflexível;
  • Não adie tomadas de decisões;
  • Jamais torne a sua vontade como a única correta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado